O crescimento da população e, consequentemente, das unidades habitacionais, a necessidade cada dia maior de água limpa, energia, esgoto tratado e a urgência em encontrar destino ecologicamente correto para todo o lixo gerado são apenas algumas das preocupações que deveriam estar entre as prioridades de todas as esferas governamentais. Buscando colocar estes e outros temas em destaque a 2ª edição da POLLUTEC-Brasil reunirá profissionais especialistas para uma discussão efetiva e enriquecedora sobre Cidades Sustentáveis.
A Feira Internacional de Tecnologia e Soluções Ambientais acontece pela segunda vez no Brasil, de 4 a 7 de abril, no São Paulo Expo, capital paulista e promoverá o Fórum Cuidando do Futuro. Serão quatro dias com mais de 20 horas de palestras e capacitações com quatro eixos de discussão: Cidades Sustentáveis, Água e Saneamento, Indústria Sustentável e Resíduos.
No primeiro debate (terça-feira, 4 de abril) representantes de órgãos governamentais e empresas apresentarão iniciativas para o fomento das Cidades Sustentáveis através de exemplos das ações nacionais e internacionais, abordando importantes temas como os avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus acordos setoriais, a gestão integrada de recursos hídricos e as principais oportunidades de negócios ambientais para empresas e municípios.
De acordo com o Governador do Conselho Mundial da Água Newton de Lima Azevedo, um dos palestrantes deste debate, em 2050, 70% da população mundial viverá em cidades e políticas públicas deverão ser redesenhadas para água, lixo, transporte urbano, habitação, educação, dentre outros temas que precisam ser adequados a esta nova realidade. “No Brasil, como em outros países que tenho visitado recentemente como China e Índia terão nestes próximos anos que encontrar soluções para questões pendentes do passado e estabelecer o modelo a ser adotado na construção das cidades do futuro. Acredito que estes modelos estão sendo desenhados a partir do binômio tecnologia e mudança cultural e apoiados no conceito de compartilhamento.”, explica Azevedo.
Cidades Sustentáveis no Mundo, a experiência da França nesse tema, Mobilidade Urbana Sustentável, A Contribuição das Smart Grids no Conceito de Cidades Sustentáveis e Projetos e Avanços de uma Cidade Sustentável – Análise do Município de São Paulo também serão temas de palestras na abertura do Fórum. Entre os palestrantes estão confirmados Newton de Lima Azevedo, governador e único representante brasileiro do Conselho Mundial de Água; Edson Tomaz de Lima Filho, Presidente da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo; e Gilberto Natalini, Secretário Municipal de Meio Ambiente da cidade de São Paulo.