Tradicionalmente conhecido como ponto turístico do Brasil, o Rio de Janeiro abre espaço para eventos de negócios e investe neste novo mercado
Um dos mais famosos cartões postais do mundo, o Rio de Janeiro, se reinventa e abre as portas da cidade para o mercado corporativo de eventos e turismo. Ação que faz parte das metas dos atuais Governos – municipal e estadual, para o pós-olimpíadas, reativar a cidade como destino para novos eventos. Mostrando que a cidade esta preparada, para receber bem, este público tão exigente.
Segundo o Ministério do Turismo, em dez anos o número de eventos internacionais no país cresceu 400%, passando de 62 para 315 por ano. Hoje são 54 cidades brasileiras sediando eventos internacionais. Há uma década eram apenas 22, representando uma alta de 154%. O número de eventos coloca o Brasil como um dos dez maiores organizadores de eventos internacionais do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).
Com crescimento médio de 14% ao ano, ainda de acordo com MTur, o mercado de eventos aquece a economia brasileira e movimenta R$ 209,2 bilhões, ou seja, 4,32% do PIB do país. Além dos 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados que são gerados e os R$ 48,69 bilhões de impostos arrecadados.
Dados do The Global Business Travel Associaton (GBTA) colocam o Brasil como oitavo maior mercado de viagens corporativas no mundo, com possibilidades reais de crescimento. Destacando que o turista de M.I.C.E. gasta em média US$ 329,39 por dia no Brasil, quatro vezes mais que o turista de lazer.
Informações que legitimam que o Rio de Janeiro tomou a decisão certa em investir neste setor e que a realização do ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos, na cidade será o caminho para entender o mercado. A versão carioca do encontro terá como objetivo promover ideias criativas, reunir a liderança do setor e colaborar para o crescimento Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.
O ESFE-RJ trará dois módulos principais e como foco central o Rio 2020. Os painéis terão formato de mesa redonda composto por doze participantes cada e o CEO do Grupo Radar de Comunicação, Octavio Neto, como mediador. O painel da manhã com o tema – Feiras em debate, será formado por Abdala Jamil Abdala (Francal Feiras); Marco Basso (Informa Group); Juan Pablo de Vera (Reed Exhibitions); Jean-François Quentin (UBM Brazil); Victor Montenegro (IBP/Rio Oil & Gas); Fernado Horta (CC Sulamérica); Milena Palumbo (Gl Events/Riocentro); Armando Arruda Pereira (UBRAFE), Carlos Adan (Kronberg); Romano Pansera (Promovisão); Fatima Facuri (Open Brasil Eventos/ ABEOC-RJ) e Varinia de Moraes Cantaux (Red Star Events Brasil).
Já o painel da tarde que abordará M.I.C.E. contará com a presença de Nilo Sergio Felix (Secretaria de Turismo do Estado do RJ); Alexandre Sampaio (CNC – FBHA); Edmar Bull (ABAV Nacional); Marco Ferraz (CLIA-ABREMAR); Celio Ashcar Jr. (AMPRO/AktuellMix); Wilson Ferreira Jr. (AMPRO/ETNA); Toni Sando (UNEDESTINOS); Michael Nagy (Rio CVB); Magda Nassar (Braztoa); Kito Mansano (Rock Comunicação); André Marini (RioEventos) e Celso Santi (Programasom).
O ESFE-RJ receberá um público qualificado, formado por: Promotores de Feiras, Dirigentes de Pavilhões de Exposições, Centros de Convenções, Companhias Aéreas, Redes Hoteleiras, Prestadores de Serviços, Agências de Eventos, Marketing e Live Marketing, Hosted Buyers, Gestores de Compras, facilities e de Viagens de Incentivo.
Serviço:
ESFE-RJ – Encontro do Setor de Feiras e Eventos e Fórum do Setor de Feiras e Eventos
Quando: 30 de agosto 2016
Onde: Hotel BHG Royal Tulip Rio de Janeiro
Endereço: Av. Aquarela do Brasil, 75 – São Conrado, Rio de Janeiro
Sobre o Encontro do Setor de Feiras e Eventos
O Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), que acontece há onze anos em São Paulo, é um dos principais encontros sobre o setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos do Brasil, promovido pelo Grupo Radar de Comunicação. O ESFE pretende promover ideias criativas, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.
Sobre o Grupo Radar de Comunicação
Comandado pelo publicitário e jornalista Octavio Neto, o Grupo Radar de Comunicação é uma empresa multimídia, focada no setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos. Há mais de 20 anos atuando nestes setores, o Grupo Radar de Comunicação é uma plataforma eficiente de informação e geração de negócios através de importantes ferramentas como: Radar Television (programa que vai ao ar todas às segundas, às 22:50 horas, na Rede CNT); Radar Magazine (revista bimestral e bilíngue que apresenta as novidades das Feiras de Negócios que acontecerão em seus meses de circulação e notícias do mundo corporativo); Portal Radar (notícias quentes sobre Turismo de Negócios); Encontro do Setor de Feiras e Eventos (evento nacional de relacionamento que conta com exposição, ciclo de palestras e homenagens) e o International Trade Fairs and Events Meeting (evento internacional de relacionamento que já foi realizado por duas vezes em Orlando (EUA), República Dominicana, Aruba, Turquia e Riviera Maya).
Conheça mais sobre nossas plataformas acessando nossos canais na internet:
www.portalradar.com.br – https://issuu.com/revistaradarmagazine e www.facebook.com/gruporadarcomunicacao.
Sobre Octavio Neto
O publicitário e jornalista Octavio Neto, é um dos pioneiros na cobertura jornalística de feiras de negócios. Em mais de 21 anos de atuação neste segmento, já visitou 5.000 feiras e outros 3.000 eventos, acumulando cerca de 27 mil entrevistas com empresários, organizadores e autoridades públicas.
Em 1993 e 1994, percebeu um ramo até então inexplorado na televisão: a cobertura de feiras de negócios. O que o fez criar em 1995 o Radar Television. Desde então o programa nunca mais saiu do ar e foi transmitido por diversas emissoras e atualmente está na Rede CNT, todas as segundas a partir das 22:50 horas. Do Radar Television nasceu o Grupo Radar de Comunicação.
Informações para imprensa:
MM Agência – (11) 2769-7743
Elaine Mandarino – elaine.mandarino@mmagencia.com.br Tel: (11) 99113-7122
www.mmagencia.com.br