Porto Alegre (RS) terá um moderno Centro de Eventos para até 10 mil pessoas, um novo anfiteatro e uma marina pública no Trecho 2 da Orla do Guaíba.
Além disso, uma esplanada para até 30 mil pessoas será construída no local. Tudo isso está previsto no projeto desenvolvido pela consultoria Cheetah.
O projeto foi anunciado na sexta-feira (5) como o escolhido pela gestão municipal para transformar a área por meio de parceria público-privada.
“A cidade assistiu à transformação de convivência urbana que foram os trechos 1 e 3 revitalizados”, explicou o prefeito Sebastião Melo.
“Agora, damos um passo adiante rumo a uma Porto Alegre mais moderna e aberta ao turismo e às atividades culturais em um espaço de alto padrão”, completou.
Com 850 metros entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio, o Trecho 2 tem um terreno de 134 mil m², sendo que 20% do espaço deverá ter área construída, segundo a proposta, que ainda estipula um contrato de 35 anos de concessão.
Além dos itens já citados, também estão previstos como espaços obrigatórios no local:
– Uma reserva natural para os cágados que vivem na área, um farol com mirante, ciclovias, decks, áreas para eventos ao ar livre;
– Playground para crianças, cachorródromo, caminho das flores e estacionamento.
O projeto também propõe a inclusão de outros empreendimentos adicionais, que poderão ser viabilizados pela iniciativa privada, como museu/aquário, hotel flutuante, instituição de ensino superior e shopping ao ar livre.
Agora, a prefeitura dará andamento ao processo, que inclui os seguintes passos: consulta pública, audiência pública e encaminhamento do projeto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para revisão.
A expectativa é de que essas etapas ocorram até o final deste ano. A publicação da licitação, a assinatura de contrato com a concessionária e o início das obras estão previstos para ocorrer ao longo de 2024.
Após o começo do serviço, os trabalhos deverão durar aproximadamente quatro anos para serem concluídos.
O projeto escolhido, com os itens obrigatórios previstos, está orçado em aproximadamente R$ 400 milhões, sendo que a construção do Centro de Eventos demandará investimento público.
A prefeitura deu início a um diálogo com o Governo do Estado para buscar parceria a fim de viabilizar a proposta do espaço de eventos.
Conheça o projeto: