Promovido pelo Sindicato Rural, o 1ª Show Rural Colíder acontecerá de 13 a 16 de julho, no parque de exposições da cidade Colíder, no Mato Grosso.
O evento inaugural vai oferecer exposição de máquinas e implementos agrícolas, insumos agropecuários, e ainda palestras técnicas.
O objetivo é proporcionar um espaço de negócios do setor produtivo e agregar conhecimento para agricultores, pecuaristas, profissionais do setor e estudantes.
Presidente do Sindicato Rural de Colíder, Ronaldo Vinha conta que a realização de uma feira de negócios voltada ao agro foi um pedido dos produtores da região.
“Os próprios produtores estão vendo a necessidade de as empresas chegarem até a nossa cidade. A nossa ideia é fazer uma feira completa”, explica.
Os expositores estão se empenhando em mostrar o que há de mais moderno em máquinas, implementos, técnicas para agricultura familiar, pecuária leiteira e de corte.
A programação de palestras técnicas também foi elaborada de maneira diversificada. No dia 13 de julho às 9h acontece a abertura oficial da feira com a presença de autoridades.
Logo mais às 10h30 começa a primeira palestra do dia, com engenheiro agrônomo e mestre em ciência do solo e pesquisador da Raízes Consultoria, Leandro Zancanaro.
Ele vai falar sobre o “Uso racional de fertilizantes e nutrição de plantas.
Às 14h tem a ministração sobre “Oportunidades e desafios do mercado de grãos”, com o consultor de gerenciamento de riscos da Stonex, Vagner Block Camerini.
Já às 15h30 o zootecnista e doutor em nutrição animal que é diretor técnico da Fortuna Nutrição Animal, Thiago Alves Prado, vai falar sobre “Pecuária usando agricultura como aliada”.
No dia 14 de julho tem palestras sobre pecuária. Às 9h o produtor rural e ex-presidente da Jacto Shiro Nashimura vai falar sobre “Sucessão Familiar”.
Já às 10h30 tem palestra sobre “Gerenciamento e Execução: onde podemos maximizar os lucros da pecuária?”, com Welton Cabral, diretor executivo da Gesta’up.
Para falar sobre “Ultrassonografia de carcaça na evolução da pecuária brasileira”, às 14h, a organização convidou o médico veterinário da Pecus Tecnologia Pecuária, Matheus Silva Vieira. Terá também a palestra sobre “Eficiência reprodutiva e uso de aditivos”.
Como podemos otimizar os resultados da cria?”, que será às 16h com médico veterinário e assistente da Zoetis, Fabio Talayer Torres.
As 16h30 terá a palestra sobre “Os desafios da pecuária de corte na fase de cria. Como diferenciar um bezerro para o mercado cada vez mais exigente”, ministrada pelo médico veterinário Clóvis kryzanski e pelo zootecnista Renildo Rocha, ambos da Nutrizanski.
Para o dia 15 de julho a programação começa às 8h30 com palestra sobre “Gestão financeira na Agricultura Familiar”, com a Sicredi Grandes Rios.
Às 9h30 o ex-secretário de agricultura familiar de Mato Grosso, Silvano Amaral, vai falar sobre “Políticas públicas do governo estadual”.
Para às 10h20 o médico veterinário e médico em produção animal, Gustavo Rafael de Oliveira Silva, falará sobre “Diversificação na produção, com alternativa de redução de custos de produção para a atividade leiteira”.
Para a tarde do dia 15 de julho, a partir das 13h, está programada a palestra do superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer.
Ele vai falar sobre “Custos de produção de leite: um desafio ou uma oportunidade?”
Às 14h o Luciano Lopes da Embrapa falará sobre “Estratégias essenciais para a promoção de ganhos produtivos”.
Por fim, às 15h, a palestra sobre “Os desafios da produção de leite como um negócio”, com o presidente da Coopernova, Daniel Robson.
No último dia, 16 de julho, terá a palestra magna, às 10h, com o apresentador do canal Jovem Pan News, Caio Coppolla, que fará sobre “Uma leitura otimista do Brasil”.
O encerramento da feira será com um festival de churrasco inédito, o Show Rural na Brasa, a partir das 12h.
O 1º Show Rural acontecerá em sincronia com a 32ª Expolider, de 13 a 17 de julho.