A UFI, Associação Global da Indústria de Exposições, publicou a mais recente 34ª edição de seu relatório “Global Exhibition Barometer”, que avalia o estado do setor.
Esta edição semestral do relatório da UFI foi concluída em janeiro de 2025 e inclui dados de 390 empresas em 56 países e regiões.
O estudo também apresenta perspectivas e análises para 19 países e regiões de foco:
Argentina, Austrália, Brasil, China, Colômbia, França, Alemanha, Grécia, Índia, Itália, Malásia, México, Arábia Saudita, África do Sul, Espanha, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos, além de cinco zonas regionais agregadas.
Os resultados indicam que a indústria de exposições continuará a crescer globalmente, com um aumento de 16% nas receitas em 2024 e de 18% em 2025 em comparação ao ano anterior.
Globalmente, 46% das empresas afirmam que planejam aumentar sua força de trabalho nos próximos 6 meses, enquanto outros 51% pretendem manter o número atual de funcionários.
Os principais desafios de negócios para o médio prazo são:
- “Desenvolvimentos econômicos globais”, citado como a principal preocupação por 20% dos entrevistados.
- “Desafios geopolíticos” e “Sustentabilidade / Clima”, ambos mencionados por 15% das empresas.
Há um claro consenso de que a indústria está adotando a inteligência artificial (IA), com 92% das empresas declarando que já utilizam essa tecnologia.
Pela primeira vez desde que essa pergunta foi introduzida há um ano, a maioria das empresas afirma que já está usando IA em “Vendas, Marketing e Relações com Clientes”, demonstrando uma velocidade sem precedentes de adoção.
“A pesquisa do Barômetro da UFI fornece benchmarking consistente há 18 anos, e esta nova edição mostra indicadores positivos para o próximo ano em todos os mercados, o que é encorajador”, disse Chris Skeith OBE, Diretor Executivo e CEO da UFI.
“No entanto, ao mesmo tempo, destaca a incerteza em relação aos ambientes econômicos e desafios geopolíticos, demonstrando que operamos em um mundo em constante mudança”, completou.
Ele acrescentou que muitos dos resultados do relatório validam os projetos atuais da UFI, como o trabalho para obter maior reconhecimento da indústria junto aos formuladores de políticas, atrair e reter talentos e continuar o foco em sustentabilidade e mudanças climáticas.
Operações – Espaço vendido
Globalmente, no segundo semestre de 2024, o nível de operações aumentou para 6 em cada 10 empresas (e até 7 em cada 10 na América do Norte, mas apenas 5 em cada 10 na Ásia-Pacífico) em comparação ao ano anterior.
Essa tendência deve continuar em 2025, com percentuais de empresas relatando aumento na atividade variando entre:
- 71% na América do Norte,
- 62% na América Central e do Sul e no Oriente Médio e África,
- 60% na Europa,
- 42% na Ásia-Pacífico.
Em termos de espaço alugado, os resultados mostram um crescimento global de 9% em 2024 em relação a 2019, mas com variações significativas entre países:
- Países com níveis menores ou semelhantes a 2019:
- Alemanha (-12%), China (-8%), França (-2%), Austrália e Reino Unido (estáveis).
- Países com níveis superiores à média global:
- México e Espanha (+13%), Itália (+15%), Arábia Saudita (+17%), Brasil e Emirados Árabes Unidos (+18%), Malásia (+22%), Argentina (+34%) e Índia (+40%).
Receita e lucros operacionais
As receitas cresceram, em média, 16% em 2024, e essa tendência deve continuar em 2025, com um crescimento adicional de 18%.
As variações por país são significativas:
- Receitas em 2024 vs. 2023:
- Argentina (+49%), Tailândia (+30%), México (+24%), Brasil (+23%) e Espanha (+21%).
- Receitas em 2025 vs. 2024:
- Argentina (+39%), Reino Unido (+37%), Itália (+34%), Grécia (+25%) e Colômbia (+23%).
Em termos de lucros operacionais de 2024,
- 82% das empresas relataram um aumento anual superior a 10%.
- 11% relataram uma redução ou prejuízo.
Tendências semelhantes são esperadas para 2025, com 77% das empresas prevendo um aumento superior a 10%.
Desenvolvimento da força de trabalho
Globalmente, 46% das empresas planejam aumentar o número de funcionários, enquanto 51% pretendem manter os números estáveis.
As maiores intenções de contratação foram registradas em:
- Arábia Saudita (100%),
- Emirados Árabes Unidos (86%),
- Malásia (62%),
- Reino Unido (60%).
Principais desafios de negócios
Curto prazo:
- “Situação econômica no mercado local” segue como o principal desafio, mencionado por 23% das empresas.
- “Desafios geopolíticos” (16%) e “Desenvolvimentos econômicos globais” (15%) aparecem em seguida.
Médio prazo:
- “Desenvolvimentos econômicos globais” sobe para 20% das respostas.
- “Desafios geopolíticos” (15%) permanece em segundo lugar.
- “Sustentabilidade/Clima” sobe para terceiro lugar (15%), um salto em relação ao curto prazo.
Aplicações de Inteligência Artificial (IA)
Há um consenso geral de que a IA terá um grande impacto no setor, com 92% das empresas afirmando isso.
Os dois principais setores impactados são:
- “Vendas, Marketing e Relações com Clientes” (86%).
- “Pesquisa & Desenvolvimento” (82%).
A adoção da IA aumentou rapidamente:
- 54% das empresas já usam IA em “Vendas, Marketing e Relações com Clientes”, um aumento de 15% nos últimos 6 meses.
- 49% usam IA em “Pesquisa & Desenvolvimento”, um aumento de 11% no mesmo período.
Outras áreas afetadas incluem “Produção de Eventos” (62%), “Recursos Humanos” (57%) e “Gerenciamento Financeiro e de Riscos” (54%).
A próxima pesquisa do Barômetro Global da UFI será realizada em junho de 2025. Os resultados completos podem ser acessados em www.ufi.org/research.