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Primeiro Barômetro Global da UFI de 2025 indica que IA está impactando o setor

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A UFI, Associação Global da Indústria de Exposições, publicou a mais recente 34ª edição de seu relatório “Global Exhibition Barometer”, que avalia o estado do setor.

Esta edição semestral do relatório da UFI foi concluída em janeiro de 2025 e inclui dados de 390 empresas em 56 países e regiões.

O estudo também apresenta perspectivas e análises para 19 países e regiões de foco:
Argentina, Austrália, Brasil, China, Colômbia, França, Alemanha, Grécia, Índia, Itália, Malásia, México, Arábia Saudita, África do Sul, Espanha, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos, além de cinco zonas regionais agregadas.

Os resultados indicam que a indústria de exposições continuará a crescer globalmente, com um aumento de 16% nas receitas em 2024 e de 18% em 2025 em comparação ao ano anterior.

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Globalmente, 46% das empresas afirmam que planejam aumentar sua força de trabalho nos próximos 6 meses, enquanto outros 51% pretendem manter o número atual de funcionários.

Os principais desafios de negócios para o médio prazo são:

  • “Desenvolvimentos econômicos globais”, citado como a principal preocupação por 20% dos entrevistados.
  • “Desafios geopolíticos” e “Sustentabilidade / Clima”, ambos mencionados por 15% das empresas.

Há um claro consenso de que a indústria está adotando a inteligência artificial (IA), com 92% das empresas declarando que já utilizam essa tecnologia.

Pela primeira vez desde que essa pergunta foi introduzida há um ano, a maioria das empresas afirma que já está usando IA em “Vendas, Marketing e Relações com Clientes”, demonstrando uma velocidade sem precedentes de adoção.

“A pesquisa do Barômetro da UFI fornece benchmarking consistente há 18 anos, e esta nova edição mostra indicadores positivos para o próximo ano em todos os mercados, o que é encorajador”, disse Chris Skeith OBE, Diretor Executivo e CEO da UFI.

“No entanto, ao mesmo tempo, destaca a incerteza em relação aos ambientes econômicos e desafios geopolíticos, demonstrando que operamos em um mundo em constante mudança”, completou.

Ele acrescentou que muitos dos resultados do relatório validam os projetos atuais da UFI, como o trabalho para obter maior reconhecimento da indústria junto aos formuladores de políticas, atrair e reter talentos e continuar o foco em sustentabilidade e mudanças climáticas.

Operações – Espaço vendido

Globalmente, no segundo semestre de 2024, o nível de operações aumentou para 6 em cada 10 empresas (e até 7 em cada 10 na América do Norte, mas apenas 5 em cada 10 na Ásia-Pacífico) em comparação ao ano anterior.

Essa tendência deve continuar em 2025, com percentuais de empresas relatando aumento na atividade variando entre:

  • 71% na América do Norte,
  • 62% na América Central e do Sul e no Oriente Médio e África,
  • 60% na Europa,
  • 42% na Ásia-Pacífico.

Em termos de espaço alugado, os resultados mostram um crescimento global de 9% em 2024 em relação a 2019, mas com variações significativas entre países:

  • Países com níveis menores ou semelhantes a 2019:
    • Alemanha (-12%), China (-8%), França (-2%), Austrália e Reino Unido (estáveis).
  • Países com níveis superiores à média global:
    • México e Espanha (+13%), Itália (+15%), Arábia Saudita (+17%), Brasil e Emirados Árabes Unidos (+18%), Malásia (+22%), Argentina (+34%) e Índia (+40%).

Receita e lucros operacionais

As receitas cresceram, em média, 16% em 2024, e essa tendência deve continuar em 2025, com um crescimento adicional de 18%.

As variações por país são significativas:

  • Receitas em 2024 vs. 2023:
    • Argentina (+49%), Tailândia (+30%), México (+24%), Brasil (+23%) e Espanha (+21%).
  • Receitas em 2025 vs. 2024:
    • Argentina (+39%), Reino Unido (+37%), Itália (+34%), Grécia (+25%) e Colômbia (+23%).

Em termos de lucros operacionais de 2024,

  • 82% das empresas relataram um aumento anual superior a 10%.
  • 11% relataram uma redução ou prejuízo.
    Tendências semelhantes são esperadas para 2025, com 77% das empresas prevendo um aumento superior a 10%.

Desenvolvimento da força de trabalho

Globalmente, 46% das empresas planejam aumentar o número de funcionários, enquanto 51% pretendem manter os números estáveis.

As maiores intenções de contratação foram registradas em:

  • Arábia Saudita (100%),
  • Emirados Árabes Unidos (86%),
  • Malásia (62%),
  • Reino Unido (60%).

Principais desafios de negócios

Curto prazo:

  • “Situação econômica no mercado local” segue como o principal desafio, mencionado por 23% das empresas.
  • “Desafios geopolíticos” (16%) e “Desenvolvimentos econômicos globais” (15%) aparecem em seguida.

Médio prazo:

  • “Desenvolvimentos econômicos globais” sobe para 20% das respostas.
  • “Desafios geopolíticos” (15%) permanece em segundo lugar.
  • “Sustentabilidade/Clima” sobe para terceiro lugar (15%), um salto em relação ao curto prazo.

Aplicações de Inteligência Artificial (IA)

Há um consenso geral de que a IA terá um grande impacto no setor, com 92% das empresas afirmando isso.

Os dois principais setores impactados são:

  • “Vendas, Marketing e Relações com Clientes” (86%).
  • “Pesquisa & Desenvolvimento” (82%).

A adoção da IA aumentou rapidamente:

  • 54% das empresas já usam IA em “Vendas, Marketing e Relações com Clientes”, um aumento de 15% nos últimos 6 meses.
  • 49% usam IA em “Pesquisa & Desenvolvimento”, um aumento de 11% no mesmo período.

Outras áreas afetadas incluem “Produção de Eventos” (62%), “Recursos Humanos” (57%) e “Gerenciamento Financeiro e de Riscos” (54%).

A próxima pesquisa do Barômetro Global da UFI será realizada em junho de 2025. Os resultados completos podem ser acessados em www.ufi.org/research.

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