A Feira APAS deste ano foi realizada entre os dias 04 a 07 de Maio, no Expo Center Norte e trouxe uma grande novidade, os Projetos Especiais, uma iniciativa da Associação para desenvolver novos fornecedores de determinadas categorias para os supermercados, no caso, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), Cervejas Artesanais e Flores.
Para a próxima edição em 2016, que terá como tema “Perspectiva e Oportunidades”, os espaços temáticos estarão ainda mais inovadores e atrativos aos visitantes, além de duas categorias exploradas em estandes únicos, o Mais Café e Candies.
O objetivo dos Projetos Especiais é disseminar conteúdo, tendências e inovações para que os supermercadistas desenvolvam tais produtos nas lojas, ampliando o mix aos consumidores.
De acordo com a Euromonitor de 2014, o setor de balas e gomas comercializou no mercado interno aproximadamente R$12 bilhões, sendo responsável por mais de 50% do faturamento da América Latina.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), em 2014, o pequeno varejo correspondeu a mais de 80% do volume de vendas do mercado de balas e gomas.
Segundo a Euromonitor, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e a Pesquisa Tendências do Consumidor, de 2013, elaborada pela APAS e Nielsen, mostrou que o Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial de café e o produto está presente em mais de 98% dos lares brasileiros.
A expectativa do setor é a ampliação do consumo em 3% em 2015, alcançando os 21 milhões de sacas no ano. Há que se ressaltar ainda a grande importância dos supermercados no setor cafeeiro, uma vez que 81% dos gastos na categoria são feitos no setor.
Fonte: Gestão de relações com a mídia APAS