Protesto na Finlândia pela volta dos eventos e proteção a quase 200 mil empregos

Anúncio

Representantes e funcionários da indústria de eventos da Finlândia fizeram uma manifestação em Helsinque na última terça-feira (08/09), exigindo mais apoio do Estado para o setor.

Mesmo sob frio e chuva, centenas se reuniram na escadaria da Casa do Parlamento e na Kansalaistori (Praça do Cidadão). O protesto teve como guia a Event Industries Finland (Tapahtumateollisuus), associação recém criada e que apresentou uma proposta ao Ministro da Economia sobre as medidas para resgatar empregos na indústria – que inclui eventos culturais e esportivos, bem como feiras e congressos.

O lobby da indústria, que foi criado em junho, estima que o valor do setor pode cair até 1,5 bilhão de euros devido às restrições relacionadas ao coronavírus.

A indústria de eventos finlandesa reúne cerca de 3.200 empresas e tem um valor total estimado em 2,35 mil milhões de euros. De acordo com a associação, a empresa emprega cerca de 20.000 trabalhadores em tempo integral e 175.000 em meio período.

Anúncio

A Event Industries Finland afirma que, devido à estrutura incomum e complexa de custos e receitas da indústria, os subsídios existentes não têm beneficiado suas empresas associadas ou trabalhadores. Ele afirma que o apoio é essencial para manter as empresas em funcionamento e preservar empregos.