A organizadora de eventos Hyve Group se tornou a mais recente empresa do Reino Unido a ser vendida para uma empresa de private equity, levando suas ações a uma alta acentuada.
Em uma declaração conjunta, a empresa norte-americana Providence Equity Partners disse que havia fechado um acordo de compra pagando 108p em dinheiro para cada ação da Hyve – avaliando o organizador da conferência internacional em £ 481m.
A Hyve já havia rejeitado duas ofertas no valor de 101p e 105p por ação da Providence.
“O conselho acredita que a oferta representa valor para os acionistas e que a Providence, com seu conhecimento do setor e crença na equipe de negócios e administração, será uma boa parceira para a Hyve”, disse Richard Last, presidente da Hyve.
As ações da empresa, que atualmente organiza 33 eventos presenciais em 11 países e emprega mais de 600 pessoas em 10 escritórios, saltaram mais de 12% no início do pregão para 111,8p.
As ações da Hyve valiam 610 pence em janeiro de 2020, antes que os bloqueios da Covid-19 e as restrições de viagem fizessem as vendas despencarem.
A companhia paassou a realizar alguns eventos virtualmente neste período, como a feira de moda Pure London.
A empresa sofreu mais um golpe um ano atrás, quando decidiu sair da Rússia, onde empregava 206 pessoas, após a invasão da Ucrânia por Moscou. Também vendeu seus negócios ucranianos e turcos.
A Hyve obteve receitas de £ 122,5 milhões no ano passado, acima dos £ 21,8 milhões em 2021, e um lucro antes dos impostos de £ 11,5 milhões. Ele disse que vários eventos superaram os níveis pré-pandêmicos.
A Providence disse que apoiaria a Hyve fornecendo capital para expansão e aquisições para ajudá-la a realizar seu “potencial de crescimento total”.
Os diretores da Hyve e um dos principais acionistas, a Strategic Value Partners, que detém 16,4% da Hyve, se comprometeram a votar a favor da aquisição, representando quase 17% das ações. Se aprovado pelos acionistas, o negócio seria concluído em maio.
A Hyve foi cofundada por Mark Shashoua em 1991 sob o nome de ITE Group. Ele voltou como CEO em 2017 para transformar o negócio de um amplo portfólio em foco em eventos líderes de mercado.
A Providence Equity, fundada por Jonathan Nelson em 1989 e com sede em Providence, Rhode Island, investiu mais de US$ 32 bilhões (£ 26,5 bilhões) em mais de 170 empresas. Nelson agora atua como presidente executivo.