Anúncio
Início Blogs Abrindo o Olhar Que venha o novo, de verdade.

Que venha o novo, de verdade.

2021 foi um ano que trouxe o mais importante para o mundo contemporâneo: vacinas contra o COVID-19. Mas de 2022 eu espero algumas coisas novas muito importantes para nossas vidas profissionais e pessoais.

A equidade de gênero, a comunicação e o cenário político sem dúvida demandam o novo mais do que nunca.

É sabido que em 2021 tivemos mais um aumento da violência doméstica contra as mulheres, ainda fruto da pandemia e isolamento que agravaram algumas situações.

Uma apresentação do Google, promovida pelo GA&N – Grupo de Atendimento e Negócios e pelo GP – Grupo de Planejamento trouxeram dados conhecidos e outros impressionantes feitos através das buscas no Google demonstrando que a mulher ainda enfrenta muitas questões em relação a saúde básica ,  a ditadura da beleza e oportunidades de independência financeira, diretamente ligados a violência e emancipação feminina na sociedade.

Anúncio

O estudo foi compilado em 3 categorias: Beleza, Vida e Economia Doméstica e Profissional. Em Beleza , 69% de buscas no Google por plásticas foram feitas por mulheres de 25 a 45 anos – a busca por cirurgia plástica na pandemia foi maior do que a busca por emprego no Google, acredite. E o destaque: já em estágio final de funil, buscando preços e serviços diretos, ou seja , com a decisão de intervenção já tomada pela maioria delas.

Outro ponto interessante – 8 em cada 10 buscas no “ É normal…” é sobre saúde feminina, saúde sexual – a jornada mostra-se solitária, com muitos tabus, mas principalmente com falta de acesso a saúde.

Em Vida Doméstica um retrato fiel e muito importante. Sabemos que 43% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres. Mas 80% do trabalho doméstico hoje é composto por mulheres e afrodescendentes. Durante a Pandemia 1.7M de domésticas formais foram dispensadas. Já deu para entender a matemática: mais uma vez as mulheres mais vulneráveis foram as mais prejudicadas nas decisões e as escolhas de onde investir o dinheiro e o que cortar nas empresas e na sociedade.

Outro ponto interessante do estudo do Google é a reflexão do comportamento doméstico através dos gêneros na busca por aplicativos. Os do tipo “deixa que eu faço” ou “como fazer” tem uma predominância altamente feminina e os “deixa que eu peço” – categorias nomeadas pelo Google – muito mais homens promovendo buscas.

Mas como tudo na vida, alguns apontamentos interessantes apareceram, como por exemplo uma oportunidade em Beleza: transição capilar tem um alto índice de buscas e aparentemente não há uma marca dominando o assunto e estabelecendo uma conversa com um número gigantesco de mulheres.

E alguns tabus também começam a cair com estímulo a buscar informação : O que é depressão pós-parto teve +11.000 % de buscas em 2020 – maternidade real e não idealizada como é no Brasil pode ser um caminho de educação muito mais eficiente para meninas, por exemplo.

Com relação a vida profissional, vale lembrar que o Fórum Econômico Mundial 2019 afirma que levaremos 257 anos para atingir a igualdade salarial globalmente, se não acelerarmos o processo. Há uma estimativa de que 9 milhões de mulheres saíram dos seus trabalhos só no Brasil em 2020 , na maioria domésticos e informais no Brasil. É uma população muito relevante considerando a estrutura familiar brasileira.

Pelas buscas do Google, a Síndrome do Impostor ainda é um entrave relevante para o progresso e ascensão das mulheres profissionalmente e todo esse contexto acima mostra um cenário apropriado para tal.

Na Comunicação, o METAVERSO. Hoje mesmo postei no Linkedin como algumas pessoas ainda se surpreendem com o que chamamos de mudanças – e eu chamo de Evolução – as tecnologias crescendo e se unindo em novas forças, novos recursos , mesmo que muitos de nós ainda estejamos alguns passos atrás. Acompanhar o tempo, mesmo que parcialmente pelo entendimento técnico é fundamental.

Negacionismo tecnológico é tão nocivo quanto o científico . Precisamos deixar de olhar isso com apreensão e ansiedade e sim com naturalidade, já que é a evolução acontecendo. Perguntar-se como acompanha, como entendemos melhor sobre isso e que oportunidades pode trazer , não só por sobrevivência profissional, mas porque pode ser fascinante é uma boa hipótese a ser considerada.

Aliás, falando em negacionismo, as últimas pesquisas de intenção de voto para Presidente no Brasil mostram o mais temível dos cenários em termos de desenvolvimento. Passamos e estamos passando por tantas coisas , todos sabem que precisamos de muitas mudanças, mas a maioria ainda aposta em velhos caminhos, esperando resultados diferentes. É impressionante e digno de um largo estudo comportamental.

Mas como sou uma entusiasta do futuro – já que a história mostra que sim, temos evoluído e muito – espero mais do que um ano novo. Já fiz uma lista do que eu posso fazer para contribuir com a chegada do NOVO, de verdade, mesmo não sendo um caminho fácil. E você?

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.