Quem avisa amigo é! – Artigo de Renato Amaral, CEO da TSB Mice

Anúncio

Por Renato Amaral, CEO da TSB Mice

Começo este artigo explicando que tudo que escreverei abaixo são informações sem qualquer dado estatístico. São simplesmente percepções pessoais e um retrato do que nós temos vivido dentro da TSB.

O Mercado ESTÁ reaquecendo. As viagens de incentivo voltarão a acontecer já no 2º Trimestre de 2021, e isto nos enche de alegria. Foram cinco meses de expectativa, calmaria, demissões em massa, fechamento de importantes players do mercado, pedidos de concordata de cias aéreas e muitas propriedades hoteleiras fechadas por todo o mundo.

Estamos encerrando o mês com quase 20 briefings para orçamento e o pedido de remarcação de quatro projetos que estavam cancelados. Ao comparar os Budgets destes projetos em relação aos praticados no ano anterior, eles permaneceram “per capta” exatamente iguais, com a diferença que nossa moeda desvalorizou aproximadamente 25% em relação ao último dia de 2019, e 16,72% se comparado ao dia que foi decretada a Pandemia mundial.

Anúncio

Se antecipar é a dica! Hoje, os preços das passagens aéreas estão aproximadamente 22% mais baixos que em Março de 2020. Além disso, o mercado está repleto de promoções hoteleiras: pague quatro noites e ganhe o final de semana, por exemplo. Isto fará uma balança positiva entre o que perdemos no câmbio e o que ganhamos com a escassez de passageiros.

Nos resta saber em que momento os players nacionais e internacionais, irão decidir cobrir suas perdas, através do reaquecimento do mercado. Oferta x Demanda andam lado a lado de Promoções ou Overprice x Budgets?

Isto refletirá diretamente nos projetos que iremos apresentar, mas nos abre um horizonte de mais um desafio a ser vencido. O tempo de decisão do cliente passa a ser fundamental para honrarmos esta equação! Isto evitará inúmeros desgastes e inúmeras frustrações futuras. A Oportunidade de suprir a alta do dólar é AGORA.

Se eu pudesse dar um conselho aos meus clientes, afirmaria sem hesitar: Antecipe seus Briefings (nem que seja para 2º semestre de 2021). Enxugue seus processos de compras. Diminua a quantidade de validações e aprovações. Escolha o projeto que melhor atenda suas expectativas e necessidades. Assine seus contratos. Este espírito de Black Friday irá acabar logo mais e então você terá 15, 20, 25% a menos do seu budget para premiar seus Stakeholders… Pense nisto!