Por Renato Amaral, CEO da TSB Mice
Começo este artigo explicando que tudo que escreverei abaixo são informações sem qualquer dado estatístico. São simplesmente percepções pessoais e um retrato do que nós temos vivido dentro da TSB.
O Mercado ESTÁ reaquecendo. As viagens de incentivo voltarão a acontecer já no 2º Trimestre de 2021, e isto nos enche de alegria. Foram cinco meses de expectativa, calmaria, demissões em massa, fechamento de importantes players do mercado, pedidos de concordata de cias aéreas e muitas propriedades hoteleiras fechadas por todo o mundo.
Estamos encerrando o mês com quase 20 briefings para orçamento e o pedido de remarcação de quatro projetos que estavam cancelados. Ao comparar os Budgets destes projetos em relação aos praticados no ano anterior, eles permaneceram “per capta” exatamente iguais, com a diferença que nossa moeda desvalorizou aproximadamente 25% em relação ao último dia de 2019, e 16,72% se comparado ao dia que foi decretada a Pandemia mundial.
Se antecipar é a dica! Hoje, os preços das passagens aéreas estão aproximadamente 22% mais baixos que em Março de 2020. Além disso, o mercado está repleto de promoções hoteleiras: pague quatro noites e ganhe o final de semana, por exemplo. Isto fará uma balança positiva entre o que perdemos no câmbio e o que ganhamos com a escassez de passageiros.
Nos resta saber em que momento os players nacionais e internacionais, irão decidir cobrir suas perdas, através do reaquecimento do mercado. Oferta x Demanda andam lado a lado de Promoções ou Overprice x Budgets?
Isto refletirá diretamente nos projetos que iremos apresentar, mas nos abre um horizonte de mais um desafio a ser vencido. O tempo de decisão do cliente passa a ser fundamental para honrarmos esta equação! Isto evitará inúmeros desgastes e inúmeras frustrações futuras. A Oportunidade de suprir a alta do dólar é AGORA.
Se eu pudesse dar um conselho aos meus clientes, afirmaria sem hesitar: Antecipe seus Briefings (nem que seja para 2º semestre de 2021). Enxugue seus processos de compras. Diminua a quantidade de validações e aprovações. Escolha o projeto que melhor atenda suas expectativas e necessidades. Assine seus contratos. Este espírito de Black Friday irá acabar logo mais e então você terá 15, 20, 25% a menos do seu budget para premiar seus Stakeholders… Pense nisto!