Rally dos Sertões cria ‘bolhas de convivência” e novo protocolo para sua realização em outubro

Anúncio ABIMAD39

A 28ª edição do Rally dos Sertões terá um formato diferente neste ano por causa da pandemia do novo coronavírus. As novidades sobre a competição foram apresentadas em formato drive-in no estádio do Pacaembu na última quarta-feira (21/08).  Um rígido protocolo de segurança garante este projeto. O rally vai se deslocar “de bolha em bolha”, ao invés do modelo tradicional de cidade em cidade. Todos os acampamentos (bolhas) são lacrados. Quem romper o isolamento está fora da prova.

O percurso de sete etapas sairá de São Paulo e passará por Brasília, Goiás, Tocantins e termina em Barreirinhas, no Maranhão, no dia 7 de novembro. Ao contrário de edições anteriores, em que a caravana se deslocava pelas cidades, desta vez o trajeto vai passar por vias pré-determinadas pela organização, para evitar a proximidade com povoados.  A largada será no dia 31 de outubro, no interior de São Paulo.

O evento, que tem como lema trabalhar em “três dimensões” (esportiva, social e turística), teve de abrir mão da presença dos turistas e promete ênfase no aspecto social.

PROTOCOLO DE SEGURANÇA – SERTOES 2020

Anúncio

1-Atestado de Saúde – Caravana Sertões (Competidores, Equipes, Staff, Imprensa …) deverá apresentar teste PCR ou IGG de Covid entre 26 e 29/10 para obter a credencial.

2- Identificação Obrigatória – Uso da credencial visível e permanente garante o isolamento da prova dentro da bolha. Uso de máscaras também é obrigatório em tempo integral.

3- Isolamento Social – Vila Sertões em formato “bolha lacrada” com acesso exclusivo para credenciados (sem público). Pernoite somente dentro da “bolha” (acampamento/motor homes). Haverá alimentação, banheiros e serviço de motoboy (caso seja necessário qualquer tipo de compra externa) a fim de evitar circulação fora da área isolada. Prólogo em área privada, sem público.

4- Sem filas ou aglomerações – Apresentação de documentos e “assinatura dos termos” serão 100% online. Não haverá fila para entrega de documentos nos dias que antecedem a prova.

5- Menos gente – Tamanho das equipes limitado de acordo com número de competidores (vide tabela “coeficiente equipes”).

6- Controle diário – Temperatura dos competidores será medida diariamente. Em caso de registro acima de 37,5 graus será realizado teste Covid na carreta médica. Testes aleatórios por amostragem serão feitos pela equipe médica durante a prova.

 7- Briefings Virtuais – Os briefings diários serão remotos.

8- Controle dos movimentos – Todos os veículos de apoio serão monitorados com rotas pré-determinadas. Abastecimento somente em postos de gasolina credenciados que seguirão os protocolos de segurança.

 9- Sem ajuda externa – Os competidores não terão direito à ajuda externa durante a prova. Qualquer eventualidade deve ser filmada para evitar punição.

 10- Impacto Zero – O Sertões tem estrutura médica completa independente nas “bolhas” além de mapeamento dos hospitais particulares no roteiro. Em caso de acidente não será ocupado leitos de hospitais públicos.