Os esforços para que pessoas com deficiência no Brasil sejam incluídas em todas as áreas na vida social e econômica precisam ser ampliados.
Essas mudanças passam pelas empresas que devem despertar para o potencial dessas pessoas, suas necessidades, e também o enorme mercado que elas representam.
A inclusão e a diversidade podem fazer a diferença nos resultados de empresas e marcas. Esses desafios estão presentes nas mudanças feitas na comunicação da Reatech 2023.
A Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação acontecerá entre 4 e 7 de outubro no São Paulo Expo, sendo esperados diversas marcas expositoras e mais de 50 mil visitantes.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já mostrava, em 2010, que o total de brasileiros com algum grau de deficiência era de 46 milhões de pessoas, ou 25% da população.
O censo 2023 aprofundou os dados: desse universo, 18,6 milhões têm ainda mais dificuldades com alguma atividade funcional (enxergar, ouvir, caminhar, dificuldades mentais e intelectuais).
Além disso, esse público tem menor acesso a trabalho, renda e educação. A plena incorporação dessas pessoas beneficiará toda a sociedade, multiplicando oportunidades.
Foi justamente para ampliar seu papel nessa transformação que a Reatech 2023 mudou sua marca e readequou o posicionamento de mercado.
O objetivo é atrair mais empresas que se identificam com o potencial do universo de pessoas com deficiência, conforme explica Maurício Duval Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, organizadora da Reatech.
“Fizemos alterações no logo da Reatech, adotando o ícone do ‘coração que abraça’ para transmitir a ideia de que nossa feira pode e deve atrair mais parceiros e empresas, porque é uma grande plataforma que promove produtos e serviços ao público deste mercado”, explica.
Sobre o rebranding, a diretora de portfólio da Fiera Milano Brasil, Regina Silva, conta que ícone do coração já existia na logomarca da Reatech, mas precisava ampliar seus sentidos e ser modernizado.
“Além do amor, a imagem do coração incorpora a ideia de sentir-se abraçado, o que traz mais conexão com o propósito do evento’, ressalta Regina.
“As marcas podem abraçar a causa e o mercado de pessoas com deficiência pode abraçar as empresas”, acrescenta a executiva.
Na campanha, desenvolvida pela agência Sauer, o novo coração “abraça” as mensagens das peças de divulgação.
O evento incorpora o Congresso Reatech 2023, apresentando políticas, ações e métodos de inclusão, acessibilidade e reabilitação no mercado corporativo.