Anúncio
Início Noticias A-Z “Reconstruindo faces, transformando vidas”

“Reconstruindo faces, transformando vidas”

Anúncio

A Associação F.A.C.E.- FACIAL ANOMALIES CENTER é uma OSCIP-Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada em 07 de janeiro de 2005 e qualificada pelo Ministério da Justiça em 14 de março de 2006, que presta atendimento aos portadores de deformidades craniofaciais de origem congênita em situação de vulnerabilidade socioeconômica, servindo a dois propósitos: humanitário para a área de saúde e assistência social e científico, no treinamento de profissionais, para o aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas e de tratamento de anomalias craniofaciais.

Dra. Vera Lúcia Nocchi Cardim, médica cirurgiã plástica, profissional que atua no tratamento craniofacial há mais de 30 anos, Presidente da Organização, é a sua idealizadora. Fundou a Instituição com o objetivo de atender portadores de deformidades craniofaciais, crianças e adolescentes impossibilitados de terem acesso ao tratamento, devido aos altos custos dos procedimentos e ainda, levada pela preocupação de multiplicar profissionais aptos a realizar cirurgias, utilizando técnicas cirúrgicas que os especializem em deformidades craniofaciais, além de treinamento específico de neurologistas, fonoaudiólogos, psicólogos e demais profissionais envolvidos, capacitando-os a lidar com os problemas que envolvem os portadores dessas deformidades .

É seguindo este princípio que o F.A.C.E. busca forças para prosseguir.

“Eles não só reconstroem rostos, tratam também mentes e corações.” É com esta afirmação que Érica Mendonça Berato define o trabalho realizado pela Associação F.A.CE – Facial Anomalies Center, que trata de crianças com malformação craniofacial. Érica é mãe de Felipe, que nasceu com uma anomalia do lado direito da face. Depois de lutar contra preconceitos, discriminação e até contra a própria dor de ver o filho naquela situação, Érica conheceu o  F.A.CE. e viu a vida do filho e a dela também, mudar totalmente. Foram várias cirurgias  e  Felipe, hoje aos 8 anos de idade, já tem sua vida praticamente normalizada. Ele vai à escola, brinca com  outras crianças, e não é mais visto com  diferença. É uma criança feliz!

Anúncio

Assim como Felipe, muitas crianças vêm sendo atendidas ao longo dos quase dez anos de existência da Associação F.A.C.E.. Crianças que têm suas vidas transformadas. O F.A.CE. é uma Instituição filantrópica que atende pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Desde 2005, quase duas mil cirurgias craniofaciais já foram realizadas pela equipe no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo com parceria do SUS. Um trabalho que tem à frente a cirurgiã plástica Dra. Vera Cardim,  referência mundial em cirurgia craniofacial. É ela quem preside a Instituição e comanda uma equipe de cirurgiões, ex-alunos e a multidisciplinar de profissionais que atendem aos pacientes em especialidades como fonoaudiologia, ortodontia, psicologia e assistência social.

Mas apesar da importância do trabalho realizado pelo F.A.C.E., a Instituição enfrenta dificuldades financeiras para conseguir se manter. A diretora executiva da Associação, Darci Maria S. R. Brignani explica que é preciso reiventar soluções para não fechar as portas. “Até pouco tempo a renda utilizada saía dos trabalhos de cirurgia estética realizados pela doutora Vera Cardim e sua equipe”, comenta.  O Simpósio Faces da Face coordenado pela Dra. Vera e sua equipe, realizado há sete anos, além de apresentar técnicas avançadas de cirurgia estética, procura conscientizar os inscritos da importância de multiplicadores na área de cirurgia craniofacial.  Como fonte de recursos, a Associação cria produtos para chamar atenção do público.

Em 2012 foi criada a linha de quebra-cabeças “RECONSTRUIR É RECOMEÇAR”, que reúne imagens de fotógrafos e artistas plásticos brasileiros. A ideia, segundo a diretora da Associação, é unir o lúdico à responsabilidade social e  às artes, de forma que, ao reconstruir um quebra-cabeças o doador está ajudando  a reconstruir a face de uma criança. Com este pensamento surgiu também a linha de cadernos ” ESCREVENDO UMA NOVA HISTÓRIA ” que dá nome a este novo projeto. São cadernos de qualidade que trazem em suas capas, obras de renomados artistas plásticos. Com a expectativa de fortalecer o nome da Associação, trazendo mais recursos para os seus trabalhos, novos produtos devem ser lançados com o selo F.A.C.E.  Prêmios recebidos pela presidente do F.A.C.E., Dra. Vera Cardim, como o Generosidade, da Editora Globo, o Prêmio CLAUDIA, da Editora Abril, e o prêmio Ivo Pitanguy também colaboram para a visibilidade da Instituição, porém muito ainda precisa ser feito. Segundo Darci são necessários novos parceiros para continuar o trabalho. Os números confirmam esta afirmativa, já que de acordo com a diretora executiva da Instituição, a cada 10 mil crianças, duas nascem com deformidade craniofacial. “A estatística que temos existe em função dos atendimentos, tendo em vista as filas de espera em hospitais públicos.”

Os desafios são muitos e só não são maiores que a determinação desta equipe em transformar vidas!

Conheça um pouco mais do trabalho do F.A.CE. e seja parceiro: www.facebrasil.org.br, facebook: F.A.CE. – Facial Anomalies Center.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile