Neste ano, a rota de eventos realizados pela Rede Cidade Digital (RCD) – iniciativa que estimula o uso das tecnologias da informação e comunicação no aprimoramento do serviço público – passa a interagir em São Paulo e Minas Gerais.
Os encontros promovidos em conjunto com prefeituras e associações de municípios que já acontece nos três estados do Sul do país, terão inicio em fevereiro com os Fóruns de Cidades Digitais em Jacarezinho, Norte Pioneiro Paranaense, no dia 16, e em Varginha, no Sul de Minas Gerais, no dia 23.
Ao todo, serão 11 fóruns de cidades digitais e três congressos estaduais (RS, PR e SC), direcionado a prefeitos, gestores, vereadores, empresários e demais interessados na aplicação de tecnologia visando o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.
No mês de março, está marcado o primeiro evento da RCD em terras paulistas: Araraquara, eleita em 2014 pela Federação de Indústrias do Rio de Janeiro a 22ª cidade mais desenvolvida do país, sedia o encontro direcionado para a Região Central do Estado, no dia 23.
No Rio Grande do Sul: Farroupilha (09 de março), Campo Bom (27 de abril) e Passo Fundo (27 de julho). Aos gestores catarinenses haverá fóruns em Navegantes (13 de abril) e em Biguaçu (18 de maio).
Segundo José Marinho, diretor da RCD, o objetivo é descentralizar a informação e levar conhecimento a prefeitos e gestores sobre a importância de inserir tecnologia no planejamento municipal a fim de solucionar diversos problemas urbanos, e aproximar ainda o mercado fornecedor e interessado, principalmente nas pequenas e médias cidades.
O momento de transição de gestão nos municípios, lembra Marinho, é importante para definição de ações e como os novos governantes pensam em desenvolvimento diante do cenário de recessão econômica e escassez de recursos.
Vinhedo (SP) é outra localidade que deve sediar um encontro regional de cidades digitais, agendado para 28 de setembro. Em 2015, foi considerado pela Revista Exame o melhor município para se fazer negócios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes e é destaque no uso de tecnologia por meio do projeto SIM Vinhedo Digital.
São João Del Rei, cidade histórica de Minas Gerais, completa a lista de sedes entre os novos estados encampados pela RCD.
A novidade do próximo ano será a realização do 1º Congresso de Cidades Digitais do Rio Grande do Sul, marcado para 17 e 18 de agosto em Bento Gonçalves, polo industrial e turístico da Serra Gaúcha e que figura entre as 10 maiores economias do Estado.
O município também ganhou destaque nacional com o projeto Bento Gonçalves Conectado. Outros dois Congressos Estaduais serão organizados pela RCD em 2017: A segunda edição do Congresso Catarinense de Cidades Digitais, dias 22 e 23 de junho, em Blumenau, e o 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais em São José dos Pinhais, dias 23 e 24 de novembro.
Em 2016, representantes de mais de 300 localidades participaram das atividades promovidas pela RCD. Os eventos são gratuitos para servidores públicos com o objetivo de facilitar e estimular investimentos em tecnologia nos municípios.
Informações podem ser obtidas pelo http://redecidadedigital.com.br/
Fonte: RCD