A reforma no Autódromo de Interlagos vai garantir a realização de uma das etapas do Grande Prêmio de Fórmula 1 em São Paulo até 2020. Desde julho, o local tem recebido uma série de intervenções que atendem a padrões estruturais internacionais e proporcionarão o aumento da segurança dos pilotos. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta quinta-feira (16) as obras do autódromo, que no dia 9 de novembro receberá a 43ª edição do GP Brasil de Fórmula 1.
“Graças ao PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] Turismo, nós estamos podendo fazer a maior obra em 40 anos aqui do Autódromo de Interlagos, [que sedia] o evento que mais traz turistas para a cidade de São Paulo, e cerca de R$ 260 milhões para a economia paulistana. Ela gera empregos e oportunidades de negócios”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.
A obra em Interlagos é uma exigência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que o Brasil continue sediando uma das etapas da Fórmula 1. Entre as reformas implementadas no autódromo, estão o recapeamento total da pista, o aumento da entrada dos boxes, a criação de uma área de escape no ‘S’ do Senna, a requalificação do pit lane – área em frente aos boxes -, e obras de acessibilidade.
“Os investimentos em infraestrutura e na sua qualificação e requalificação para a recepção e organização de eventos faz parte da estratégia do Ministério do Turismo e do governo federal para tornar o Brasil ainda mais competitivo do ponto de vista do seu potencial turístico”, pontuou o ministro do Turismo, Vinícius Lages.
As obras serão divididas em duas fases. A primeira delas será finalizada em outubro e, em dezembro, o autódromo deverá ser fechado para novas intervenções. Nesta segunda etapa, estão previstas, por exemplo, a construção de novos boxes e a reforma geral e requalificação da área técnica. A requalificação da área do kartódromo também está sendo feita paralelamente. A conclusão completa das obras está prevista para maio de 2015.
“Nós refizemos todo o plano de ataque dessa obra para o próximo ano e vamos conseguir entregar isso sem nenhum solavanco ou problema de forma a preservar todo o rico calendário que nós temos no autódromo. Sabemos que o automobilismo brasileiro é pujante e Interlagos a sua ‘Meca'”, afirmou o secretário municipal Roberto Garibe, de Infraestrutura Urbana e Obras.
O governo federal, por meio do Ministério do Turismo, repassou à Prefeitura R$ 160 milhões, valor oriundo do PAC do Turismo. Com as alterações, a prova em São Paulo estará garantida até 2020. Anualmente, a administração municipal gasta cerca de R$ 41 milhões com estruturas e serviços temporários, tais como arquibancadas, tendas, segurança e limpeza.
“Esta é a maior reforma que olha para a área técnica desde 1990. Uma reforma bastante importante, que nos coloca entre os três melhores autódromos do mundo em termos de segurança”, destacou Wilson Poit, secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris.
Para Poit, o retorno que a Fórmula 1 traz a São Paulo é bastante positivo. Além da movimentação de R$ 260 milhões a cada ano, a prova possibilita uma grande exposição da cidade como destino turístico. Em 2013, a corrida atraiu cerca de 127 mil turistas entre brasileiros e estrangeiros, estes vindos de 18 países. A corrida foi assistida por 77 milhões de domicílios em quase 200 países.
Também acompanharam a visita técnica a vice-prefeita Nádia Campeão, o secretário municipal Nunzio Briguglio (Comunicação) e o promotor do Grande Prêmio Brasil Fórmula 1, Tamas Rohonyi.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo (Crédito da foto: Cesar Ogata/SECOM)