O governo do Reino Unido anunciou na última segunda-feira (5) quais serão os eventos piloto que irão abrir caminho para públicos maiores em esportes, teatro e shows no verão britânico.
Os eventos farão parte do Programa de Pesquisa de Eventos (ERP) do governo, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais e organizadores para realizar estudos para trazer fãs e público de volta com segurança à medida que as restrições são gradualmente diminuídas.
Dois eventos ligados ao futebol já estão bem desenhados. A final da Copa EFL, em 25 de abril, deve ter 8.000 torcedores. Já a semifinal da Copa FA, em 18 de abril, receberá um público de 4.000.
O programa piloto será usado para fornecer dados científicos importantes e pesquisas sobre como eventos de pequena e grande escala podem ser reabertos com segurança a partir de 21 de junho, quando o Reino Unido deve avançar para a Etapa 4 de seu plano de reabertura.
Os locais que participam do programa testarão configurações específicas para coletar evidências e melhores práticas.
No Campeonato Mundial de Snooker, o Crisol de Sheffield testará um cenário de teatro, por exemplo. A evidência será então amplamente compartilhada para que os locais possam se preparar para acomodar um público maior.
Esta análise será crucial para saber como os locais – de grandes estádios esportivos a clubes de comédia, teatros a espaços de música ao vivo, locais para casamentos, centros de conferências e boates – poderiam operar neste verão.
Os pilotos explorarão, por exemplo, diferentes abordagens de distanciamento social, ventilação e protocolos de teste na entrada.
O “Passaporte Covid” também será testado como parte do programa piloto. Os pesquisadores também estarão nos locais para monitorar os movimentos da multidão nos eventos e ver como os participantes se comportam nesses ambientes.
A lista inicial de pilotos é a seguinte:
- 16 de abril – Hot Water Comedy Club, Liverpool – 300 pessoas (lugares internos)
- 18 de abril – Semifinal da FA Cup – Wembley – 4.000 pessoas (sentados ao ar livre)
- 17 de abril a 3 de maio – Campeonatos Mundiais de Snooker – Sheffield Crucible Theatre – até 1.000 pessoas por dia (assento interno)
- 23-25 de abril – Luna Outdoor Cinema, Liverpool – 1.000 pessoas (sentados ao ar livre)
- 24-25 de abril – Três corridas de 10k – Hatfield Park – 3.000 pessoas e até 3.000 espectadores em cada evento (ao ar livre, corrida de participação em massa)
- 25 de abril – Final da Copa Carabao, Wembley – 8.000 pessoas (ao ar livre, sentadas)
- 28 de abril – Evento de negócios, Liverpool – 1.000 pessoas (interno, sentado e mixando)
- 30 de abril – Circus Nightclub, Liverpool – cerca de 3.000 pessoas (clube noturno coberto)
- 15 de maio – Final da FA Cup, Wembley, Londres – 21.000 pessoas (ao ar livre, sentadas)