A próxima Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotiva ofertará, mais uma vez, uma intensa programação de conteúdos gratuitos para atualizar e qualificar profissionais do setor.
Marcado para 20 a 23 de novembro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, o evento contará com a tradicional Arena do Conhecimento, que proporciona, através de palestras e seminários, conhecimento especializado aos visitantes.
Neste ano, a atividade terá operação do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREPA/RS).
O Sindicato selecionou conteúdos que abrangem todos os aspectos da rotina das oficinas de reparação automotiva, e ainda traz apresentação de inovações e aplicação de treinamentos rápidos.
Rui Scarinci, responsável pelo marketing e comunicação do Sindirepa, afirma que Arena do Conhecimento irá esclarecer dúvidas dos visitantes e gerar trocas de experiências.
“As palestras foram divididas em dois grandes blocos, um de gestão de negócios e governança e outro técnico, focado na parte operacional da oficina”, explica.
Ele indica que, nesta edição, algumas das temáticas exploradas serão vendas, gestão familiar, reforma tributária, diagnóstico, inovação, veículos elétricos e híbridos, combustíveis, inteligência artificial, entre muitos outros.
Scarinci ainda lembra que, como as enchentes no Rio Grande do Sul impactaram diretamente o mercado da reparação automotiva, o ocorrido serviu como motivação para a escolha de algumas palestras.
“Um dos sistemas mais impactados na enchente foram as centrais eletrônicas dos veículos, então, traremos um profissional especializado nisso, que consertou centenas dessas centrais e tem uma empresa especializada na prestação desse serviço”, informa.
Trata-se de Marino Junior, técnico reparador de centrais eletrônicas. Na palestra “Centrais eletrônicas, do diagnóstico ao reparo”, o profissional tratará sobre detalhes que facilitam o diagnóstico correto do problema, os desafios das enchentes e o reparo da placa em carros que ficaram submersos.
“Nos carros cujos donos conseguiram desligar a bateria antes da entrada da água, foi possível recuperar as placas em 90% dos casos. Já nos carros em que a bateria ficou ligada, as placas foram destruídas, devido à atividade dos elétrons em contato com o líquido”, exemplifica.
“Pretendo explicar como a gente começou a solucionar isso, já que a maioria dos ferros velhos se alagaram e faltaram peças em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, Esteio e Porto Alegre”, complementa.
O palestrante Carlos Fortes, especialista em vendas de peças e serviços automotivos, é mais um dos palestrantes confirmados na Arena do Conhecimento.
“Vou falar sobre os tipos de clientes que vão até as oficinas e autopeças e como captar a atenção deles, criar empatia e fazer perguntas que vendem”, antecipa.
A apresentação adequada de produtos e serviços, a venda de itens adicionais e as ferramentas de fidelização de clientes também estarão entre os tópicos abordados.
Oficina Modelo apresenta realidade dos reparadores
Também tradicional na feira, a Oficina Modelo apresentará uma oficina real, simulando situações encontradas no dia a dia dos reparadores.
No local, idealizado pela Nordeste Tintas, os visitantes poderão acompanhar demonstrações de aplicação de produtos para reparo, acabamento e estética automotiva.
Segundo Rodrigo Peteffi Camargo, gerente comercial da Nordeste Tintas, a Reparasul está conquistando seu espaço em nível nacional, por isso, a busca por melhorias e inovações para a Oficina Modelo é constante.
O projeto conta o apoio de empresas parceiras, que apresentarão soluções e demonstrações em diferentes segmentos.
Camargo ainda indica que o espaço estará repleto de talentos do setor automotivo. Um dos destaques será o mestre Kazuhiko Kobayashi, uma verdadeira autoridade na área.
Juliano Barbosa e Emerson Calvo, da Dimension Customs, que são referências internacionais em customização, reparação e estética automotiva também estarão presentes.
Outro ícone no setor que estará presente é Emil Szabo, dispensando apresentações quando falamos de pistolas de pintura.
Ainda: Renato Pires, da Indasa Brasil, com mais de 30 anos de experiência, e Jefferson Comin, da AkzoNobel, que traz uma vasta vivência em oficinas na Europa.
– Rafael Diniz, da Nordeste Tintas, e Jamir Brollo, com mais de 30 anos de experiência em veículos leves e pesados, frotas e veículos marítimos.
SERVIÇO:
Data: 20 a 23 de novembro de 2024 (quarta-feira a sábado)
Horário: de quarta a sexta-feira (20, 21 e 22) das 15 às 22 horas; e sábado (23), das 9 às 18 horas
Local: Fenac – Novo Hamburgo/RS
Credenciamento: entrada gratuita mediante credenciamento através do site www.reparasul.com.br
Crédito da imagem: Diego Soares