Para ajudar as organizações culturais e esportivas, a equipe central de crise da República Tcheca concordou em medidas restritivas mais brandas em relação aos eventos de massa do que as apresentadas pela comissão pandêmica.
Com isso, os limites permanecerão em 500 participantes para eventos culturais e esportivos internos e 1.000 para externos. O anúncio foi feito em coletiva dada por Igor Matovič (foto), primeiro-ministro do país.
Os organizadores de eventos culturais realizados em distritos verdes não terão restrição em relação a assentos. Se o evento for realizado em um distrito vermelho, os assentos serão restritos a cada segunda fileira, o que significa que será possível ocupar no máximo 50% da capacidade.
Lista Vermelha
Em resposta ao agravamento da situação na República Tcheca, a equipe central de crise decidiu colocá-la na lista vermelha.
Com isso, quem chegar no país terá que apresentar teste COVID-19 negativo em no máximo 72 horas ou preencher o formulário eHranica e iniciar o isolamento , fazendo o teste também no 5º dia após o retorno (exceto pessoas trabalhando em um raio de 30 quilômetros da fronteira, estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores médicos, agricultores, assistentes sociais, trabalhadores em infraestrutura crítica, alguns atletas e artistas).
Isso será verificado por meio de inspeções aleatórias e do rastreamento de telefones celulares.