É bem sabido que as empresas de feiras comerciais na Alemanha estão entre as grandes perdedoras da pandemia, e isso não é surpresa.
Salvo exceções em setembro e outubro do ano passado, as feiras de negócios não podem ocorrer neste país desde março de 2020, e a indústria já deu baixa no segundo trimestre de 2021.
Feiras virtuais como a última Feira de Hanover foram apenas um pequeno consolo. Mas na esteira das empresas de feiras, cujo modelo de negócios entrou em colapso, outras indústrias também estão perdendo terreno: montadoras de feiras, gastronomia, hotelaria, táxis e assim por diante.
Não é de se estranhar, então, que o setor esteja em estado de alerta, ainda que alguns estados federais tenham delineado perspectivas de um recomeço da feira nos últimos dias – dependendo da evolução dos valores de incidência.
Diz-se que esses são primeiros passos importantes. Mas Jörn Holtmeier, o diretor administrativo da AUMA, gostaria de mais, ou seja, “um sinal claro de todos os estados federais para a reaprovação das feiras de negócios”.
Caso contrário, a existência de organizadores, empresas de construção de estandes e muitos outros parceiros da indústria de feiras estará comprometida.
Em qualquer caso, há uma sombra sobre o ano de feiras de 2021, porque 60 por cento das 380 feiras planejadas neste país foram canceladas.
O exemplo de Hanover mostra o que está em jogo para as empresas alemãs de feiras. Os negócios neste maior centro de exposições da Alemanha também estiveram parados por mais de um ano.
No ano passado, a Deutsche Messe teve apenas 100 milhões de euros em vendas, no ano pré-Corona de 2019 foram cerca de 350 milhões de euros; um lucro de 15 milhões de euros transformou-se em um prejuízo de 83 milhões de euros.
Para a Koelnmesse, seu diretor geral, Gerald Böse, o dano econômico é enorme e está os levando ao limite. O ano recorde de 2019, com mais de 400 milhões de euros em vendas e mais de 30 milhões de euros em lucros, pelo menos criou reservas, de modo que a liquidez, apesar das perdas nas vendas na faixa dos milhões de três dígitos, esteja assegurada este ano.
Jochen Köckler, da Deutsche Messe, indica que tem sete eventos e feiras de negócios em seu calendário para este ano, incluindo a feira Infa – uma feira de negócios de orientação regional que atrai até 160.000 visitantes em anos melhores.
Essas feiras comerciais podem ser apenas um começo para mostrar que eventos seguros são possíveis – em uma escala menor, por assim dizer, ou seja, sem visitantes internacionais. Trata-se de planejar a segurança, diz Köckler.
Crise como oportunidade de reajuste
As feiras de comércio exterior das empresas alemãs, é claro, também fazem parte disso, mas seu papel não deve ser superestimado.
“As feiras na China dão uma contribuição importante para as vendas, mas não podem compensar a eliminação de nossas feiras na Alemanha e no resto do mundo”, diz Köckler.
Fotos com salas de exibição cheias são encorajadoras, mas o público é puramente chinês porque a entrada ainda é difícil para estrangeiros.
No entanto, Gerald Böse, da Koelnmesse, está muito impressionado com o fato de a feira de móveis Interzum, em Guangzhou, ter recebido 20% mais visitantes em março do que em 2019, ou seja, cerca de 200.000.
No centro de convenções de Shenzhen, a empresa sediada em Colônia fez sua estreia com a Anufood com 20.000 Visitantes comerciais, um aumento de mais de 60%.
A indústria gostaria de ver essas perspectivas também em seu mercado doméstico. A Köckler não acredita que será prejudicada em uma comparação internacional e que os concorrentes chineses estão explorando sua fraqueza para expandir participações de mercado.
“Não percebo uma fraqueza alemã”, diz ele. Com exceção da China, nenhuma feira comercial está ocorrendo atualmente em qualquer lugar.
Böse vê “um risco para as localidades europeias, por exemplo, a concorrência na China”. É importante que os organizadores de feiras alemães usem a crise para se reajustar, por exemplo, com novos formatos digitais, diz Köckler.
Fonte: Matéria originalmente publicada pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine