Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos Rio2C 2023 movimentou mais de R$ 315 milhões na economia

Rio2C 2023 movimentou mais de R$ 315 milhões na economia

Anúncio

Seis dias, 18 palcos, mais de 1.100 palestrantes, um público de 41.442 pessoas. Esse foram os números da 5ª edição do Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina.

O evento povoou a Cidade das Artes na última semana com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, shows, ativações e experiências imersivas.

O conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – foi o tema norteador desta edição. 

“Estamos muito felizes pelo que aconteceu aqui. O que foi falado nestes dias reforça nosso olhar da humanidade como centro de tudo”, disse Rafael Lazarini, criador e CEO do Rio2C.

Anúncio

“Fala-se muito em tecnologia para inovar, mas a verdade é que é possível inovar sem tecnologia, mas nunca sem criatividade”, completou.

Uma característica marcante desta edição foi o otimismo dos participantes com o momento de retomada cultural do Brasil, palpável nos painéis, encontros e conversas, bem como nas mais de mil reuniões de negócios que envolveram 550 executivos (entre players, investidores e mentores) de mais de 30 países.

“O Rio2C tem esse olhar muito forte para a criatividade como indústria, e seu impacto na geração de emprego e renda”, afirmou Lazarini.

“A pujança do evento é um reflexo da esperança e do otimismo que o mercado está projetando para o que está vindo por aí. Acreditamos que existe um caminho próspero à frente, e que muitas oportunidades estão se abrindo”, completou. 

Além de grandes temas, a edição deste ano trouxe para os palcos grandes nomes da música como: Angélique Kidjo, Gilberto Gil, Lyor Cohen, Ludmilla, Seu Jorge, Dilsinho e Ivete Sangalo.

Do audiovisual estiveram presentes Fernando Meirelles, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, Jantje Friese e Baran bo Odar.

Já do universo digital vieram nomes como os streamers PlayHard e Coringa, os influenciadores Felipe Neto e Cherrygumms e o empresário Kondzilla.

Do universo esportivo Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer e Bob Burnquist.

Nomes do jornalismo (como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Aline Midlej, Sonia Bridi e Poliana Abritta) e da moda, design, arquitetura e artes (como Lenny Niemeyer, Fred Gelli e Marcelo Rosembaum) também marcaram presença. 

Como de praxe, o evento promoveu ainda o encontro do mercado com o poder público, que esteve presente com representantes do:

– Ministério da Cultura, da Ancine, da RioFilme, da Spcine, das Secretarias Estaduais de Cultura e Indústria Criativa, e Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, além das Secretarias Municipais de Cultura do Rio, de São Paulo e de Salvador.

A edição deste ano também ficou marcada pelos desdobramentos de encontros iniciados na Cidade das Artes. 

“A construção do Rio2C sempre foi coletiva, aberta a parcerias. Nosso objetivo era ser um catalisador, criar ondas que se espalhassem para além dos nossos muros. Neste ano vimos isso de fato acontecer”, disse o CEO do evento. 

O trabalho do Rio2C para transformar a cidade que o sedia na capital criativa do Brasil rende dividendos objetivos ao município.

Segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou mais de R$ 315 milhões na edição deste ano.

 Entre as novidades deste ano, um palco dedicado aos jogos eletrônicos (Game+, em parceria com a Player1), outro para a moda, arquitetura, arte e design (Arts&Crafts) e três summits inéditos:

– Cultura digital (com a Play9);

– Esportes (com o NWB/SBF);

– Mercado de capitais, com foco em criptoativos e ativos verdes (com a Forbes);

 Após quatro dias voltados principalmente aos profissionais das indústrias criativas, o fim de semana de encerramento deu espaço à Festivalia.

O festival misturou shows de novos artistas (no PitchingShow) e apresentações de ídolos dos games com oficinas, masterclasses e bate-papos com executivos e empreendedores das indústrias criativas, oferecendo um contato direto e instrutivo para os jovens que almejam fazer parte deste mercado.

Diversas delegações internacionais estiveram presentes no evento, incluindo:

– Câmaras de Comércio dos EUA e do Canadá; os consulados da França, Suiça, Portugal, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Chile, Argentina, Colômbia, China, Canadá, EUA;

– Instituto de Promoción de Inversiones y Exportaciones (Uruguai);

– Producers Alliance for Cinema and Television (Reino Unido);

– Instituto do Cinema e Audiovisual de Portugal; o Audiovisual Producers (Finlândia);

– Agência Argentina de Inversiones y Comercio Internacional;

– Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

“Estamos em um momento de inflexão e temos de nos voltar cada vez mais para o nosso diferencial enquanto espécie: nada mais humano do que a arte, a cultura, a criatividade”, finalizou Lazarini.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile