Rio+30 Cidades traz debate obre desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo

Anúncio

A Rio+30 Cidades, conferência sobre desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo será realizada ao longo de três dias, entre 17 e 19 de outubro de 2022.

O evento colocará o Rio de Janeiro como centro das discussões sobre desenvolvimento sustentável, desta vez focado em discutir o futuro das cidades.

A Prefeitura do Rio de Janeiro já anunciou que vai conceder incentivo fiscal para empresas da cadeia de crédito de carbono e apresentou a logomarca oficial da conferência.

Além desta medida, o município prevê um fomento de R$ 60 milhões que poderão ser abatidos no imposto de empresas que comprarem crédito de carbono.

Anúncio

Com as medidas, a Prefeitura prevê acelerar de 5% para 8,3% a meta de neutralização de emissão de CO2 na cidade, prevista no Plano Estratégico Rio 2021-2024.

A Conferência marcará os 30 anos de realização da Rio 92, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, um marco nas discussões globais ambientais.

O evento trará ao Brasil políticos, acadêmicos, lideranças locais, ativistas e representantes de comunidades tradicionais, indústria e comércio.

Eles estarão juntos para debater políticas públicas nas cidades capazes de combinar sustentabilidade e justiça social.

A programação da Rio+30 Cidades e seu formato inédito é resultado de reuniões e encontros de diferentes setores produtivos e culturais que ocorrem desde 2021 e serão consolidados na Carta do Rio, documento da Conferência Rio+30 Cidades que será apresentado na Cop-27.

São esperadas mais de 2 mil pessoas, de diversos estados e países, que se reunirão em dez espaços na zona portuária:

– Museu do Amanhã,

– Museu de Arte do Rio (MAR),

– Praça Mauá,

– Prédio do Touring Clube,

– AquaRio,

– Pedra do Sal,

– Largo da Prainha,

– Cais do Valongo,

– Aeroporto Santos Dumont e Rodoviária Novo Rio.

Também serão ocupados três armazéns do cais do porto. Um para debates, outro para as empresas apresentarem suas tecnologias e o terceiro será dedicado à sociedade civil.

A Praça Mauá receberá uma arena cultural e o boulevard olímpico se transformará no boulevard verde.

De forma simultânea, a Rio+30 Cidades receberá ainda o 8º Fórum Global do Pacto de Milão, que vai debater as políticas locais para o aumento da segurança alimentar.