Eleito o melhor centro de convenções da América Latina pelo World MICE Awards 2022, o Riocentro, mais completo espaço para eventos do país com 98 mil metros quadrados de área construída e quatro pavilhões, lidera no Rio de Janeiro a retomada dos eventos técnico científicos.
Em 2022, o espaço recebeu, por exemplo, o 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia, paralelamente ao Congresso Mundial de Cardiologia. Os dois eventos reuniram mais de 15 mil pessoas.
O Riocentro sediou ainda o 60º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia e também o Congresso Veterinário de Leon, encontro que será bianual nos próximos 10 anos.
O local é administrado pela multinacional francesa GL events e conta com um centro de convenções, um anfiteatro e um hotel para melhor receber o público anual de 1,8 milhão de pessoas presentes nos mais de 100 eventos que realiza por ano.
De feiras e exposições a festas, shows e congressos técnico científicos, o espaço desponta em um cenário ainda mais otimista com o aquecimento do setor no período pós-pandemia.
“A retomada do mercado de eventos fica evidente com o aquecimento da agenda de congressos técnico-científicos e eventos corporativos, que atraem para a cidade um público qualificado e ajudam a impulsionar a economia local”, comenta Silvia Albuquerque (foto), Diretora Regional da GL events.
“O setor de eventos é muito amplo e tem características muito variáveis. Enquanto na Jeunesse Arena, espaço multiuso administrada pela GL events no Rio de Janeiro, a agenda de shows de 2022 foi intensa desde o início do ano, no Riocentro trabalhamos com um cenário um pouco diferente e registramos alta apenas no segundo semestre”, completa.
Ela explica que a diferença se dá, principalmente, pelas demandas para a realização de cada tipo de evento: “Enquanto um show depende apenas da disponibilidade da casa, da agenda do artista e do interesse do público local, um evento científico ou corporativo exige um planejamento bem mais complexo e precisa ser planejado com até mais de um ano de antecedência, por isso para esse segmento a retomada pós pandemia foi mais lenta. Para se ter uma ideia, estamos fechando eventos do tipo já para 2024, 2025 e 2026”, conclui.
Totalmente equipado para atender a qualquer tipo de evento na cidade do Rio de Janeiro, o Riocentro tem localização privilegiada e de fácil acesso na Barra da Tijuca.
São 500 mil metros quadrados de área construída, três estúdios modernos para gravações e um conjunto de salas comerciais no Pavilhão das Artes, além de extensas áreas verdes ao ar livre para descompressão.
Complementando a estrutura de pavilhões, há no local o Centro Integrado de Convenções, com 3.926 metros quadrados e anfiteatro com capacidade para até 12 mil pessoas.
Além disso, dentro do território do Riocentro está localizado o Lagune Barra Hotel, empreendimento da GL events que oferece hospedagem confortável com ótimo custo benefício, uma das melhores opções da região.
São 306 apartamentos, seis salas para eventos, heliponto e estacionamento grátis. Um incentivo a mais ao turismo de negócios na cidade.
Conteúdo de Marca
Este conteúdo é uma produção da Danthi Comunicações para a GL events Brasil e não faz parte do conteúdo jornalístico do Portal Radar