A aproximação do trade turístico do Rio de Janeiro com a Embratur começou a render frutos. O Presidente Vinícius Lummertz e autoridades do segmento na sede da Riotur, realizaram uma reunião no mês passado e a primeira ação idealizada desse encontro se consolidou, um grupo de representantes de 10 EBTs (sigla para Escritórios Brasileiros de Turismo da Embratur) irá a cidade para uma série de reuniões e visitas técnicas.
O intuito é capacitar esses representantes para venderem melhor o Rio como destino olímpico, já de olho também na captação de eventos para o período pós-evento.
O grupo chegou na noite de ontem, dia 26, participaram de um coquetel de Boas-vindas. A programação vai até o dia 29 de Julho, estão listados diversos encontros com as autoridades locais que atuam no segmento e uma intensa agenda de visitas a locais estratégicos na cidade, com foco principal na Barra da Tijuca e na Zona Portuária.
O primeiro dia de visitas técnicas será dedicado a Barra, com um voo panorâmico, visita ao Riocentro, um sightseeing pela orla e pelo Parque Olímpico e visitação nos hotéis, o Grand Mercure e Windsor Barra. Neste último acontecerá um encontro com o Secretário de Turismo da cidade, Antonio Pedro Figueira de Mello, que falará sobre os investimentos para as Olimpíadas, principalmente no setor do turismo e hotelaria.
No dia 28, está agendada uma visita ao Maracanã, ao Centro de Convenções Sulámerica, ao Centro de Operações Rio e à Empresa Olímpica Municipal, onde assistirão a uma apresentação sobre as ações com as Câmaras de Comércio, feita pelo presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Protásio; e sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, feita pelo presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso. O tour continua pela Zona Portuária e termina na Lapa.
No último dia haverá um café da manhã com Lummertz, com os mantenedores do Rio Convention & Visitors Bureau (RioCVB) e jornalistas que fazem parte da Associação de Correspondentes de Imprensa Estrangeira, em Copacabana. O grupo almoça numa churrascaria do bairro antes de voltar aos hotéis em que estão hospedados para finalizar os detalhes de checkout.
Localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia, os EBTs são ferramentas de inteligência comercial que atuam no relacionamento com a cadeia produtiva do turismo em mais de 20 mercados emissores internacionais de turistas para o país. Seu papel é apresentar o Brasil e provocar agendas de familiarização com o destino.
Fonte: Secretaria Especial de Turismo/Riotur