Em um movimento sem precedentes, cinco grandes marcas de relógios se uniram para fazer um grande anúncio sobre a saída da Baselworld 2021: Rolex, Patek Philippe, Chanel, Chopard e Rolex, irmã da marca Tudor. Juntos, eles anunciaram planos de sair da Baselworld – até agora a maior exposição de relógios do mundo – em 2021. o Baselworld, estava programado para começar em 29 de abril e em maio, também foi cancelado devido à pandemia.
Rolex, Patek, Chopard e outras grandes marcas estão trabalhando com a Fundação da Alta Horlogerie (FHH) para criar um novo evento em abril de 2021 para varejistas, imprensa e colecionadores. Esse programa pode estar em conjunto com, ou vinculado a, a exibição da Watches & Wonders, programada para ocorrer durante o mesmo período.
De acordo com o comunicado divulgado em conjunto pelas marcas, outras marcas também podem participar desta exposição. O FHH ainda não divulgou o anúncio formal dos planos.
O FHH é o grupo que organiza o Salão Internacional da Alta Horlogerie (SIHH). Este ano, o evento foi renomeado para Watches & Wonders Geneva. Marcado para acontecer ainda neste mês, o evento também foi cancelado devido ao COVID-19.
Após o cancelamento da Baselworld em 2020, houve uma grande disputa entre a Fair Fair World Management (MCH Group) e as grandes marcas expositoras em questões como políticas de reembolso para o evento cancelado e reagendamento de nova edição sem consultar os expositores. O chefe do Comitê de Expositores da Baselworld, Hubert du Plessix (que também é executivo da Rolex), escreveu uma carta na semana passada pedindo reembolso a ser emitido aos expositores e indicando que, caso contrário, “tememos que este seja o fim, puro e simples, do Baselworld”
As datas da edição 2021 estão em conflito com uma série de outras exposições em todo o mundo em joias e relógios.
De acordo com o CEO da Rolex, Jean-Frederic Dufour: “Participamos do Baselworld desde 1939. Infelizmente, dada a evolução do evento e as recentes decisões tomadas pelo MCH Group, decidimos nos retirar. Após discussões iniciadas pela Rolex, parecia natural criar um novo evento com parceiros que compartilham nossa visão e nosso apoio inabalável ao setor relojoeiro suíço. Isso nos permitirá apresentar nossos novos relógios de acordo com nossas necessidades e expectativas e unir forças para defender melhor os interesses da indústria”.
Para Thierry Stern, presidente da Patek Philippe, a decisão de deixar o Baselworld não foi fácil de tomar. Contudo, o executivo alertou que é preciso se adaptar constantemente e questionar os novos caminhos. “Hoje, a Patek Philippe não está mais de acordo com a visão da Baselworld. Aconteceram muitas discussões e problemas não resolvidos, fazendo com que a confiança não esteja mais presente. Precisamos responder às necessidades legítimas de nossos varejistas, clientes e imprensa de todo o mundo. Eles precisam descobrir os novos modelos a cada ano, ao mesmo tempo, em um só lugar, e da maneira mais profissional possível. É por isso que, após várias discussões com a Rolex e de acordo com outras marcas participantes, decidimos criar, juntos, um evento único em Genebra, representante do nosso segmento”
Em uma nota semelhante, Karl-Friedrich Scheufele, CEO da Chopard, lembrou a história de exibição da marca na Baselworld, que remonta a mais de meio século. Ele ressaltou ainda mais o compromisso da marca em criar um novo evento.
“Como seus parceiros, a Chanel compartilha a mesma independência e o mesmo desejo de proteger e promover os valores, o know-how, a máxima qualidade e precisão da relojoaria suíça. Essa iniciativa marca um marco fundamental na história da relojoaria Chanel e faz parte de uma estratégia de longo prazo, iniciada com o lançamento dessa atividade em 1987”, afirmou Frédéric Grangié, presidente da Chanel Watches & Fine Jewelry
Em um comunicado divulgado pelo MCH Group, os organizadores da Feira da Baselworld, eles disseram que ficaram surpresos com a saída das empresas e disseram que as marcas estavam a bordo com as novas datas dos shows de janeiro.
“É com muita surpresa e com grande pesar que o Grupo MCH toma nota do cancelamento de grandes expositores da Baselworld. A nova data para o inevitável adiamento do Baselworld 2020 foi definida em conjunto com os principais expositores. O objetivo era encontrar a data mais rápida e melhor possível para o setor, seguindo as medidas relacionadas ao Covid-19. As empresas agora ‘migrantes’ – incluindo a Rolex – se manifestaram a favor do adiamento para janeiro de 2021. Elas também estão representadas no Comitê de Expositores, onde a visão de futuro do Baselworld foi discutida em várias ocasiões e teve uma resposta positiva, como também foi evidenciado por inúmeras discussões individuais. A intenção de se mudar para Genebra nunca foi mencionada”, apontaram.
Ainda para o Grupo MCH, a decisão das marcas é algo que vinha sendo preparado há algum tempo e que as discussões sobre os acordos financeiros para o cancelamento do Baselworld 2020 estão sendo apresentadas como argumento.
Fonte: Forbes