Royal Caribbean adquire 67% de participação da Silversea Cruises

Anúncio

A Royal Caribbean Cruises (RCL) e Manfredi Lefebvre d’Ovidio anunciam hoje um acordo para que a RCL adquira uma participação na empresa privada Silversea Cruises, unindo duas companhias com visões ousadas e de longo prazo para a indústria de cruzeiros.

Sob o acordo, a Royal Caribbean adquirirá uma participação societária de 66,7% na Silversea Cruises com base em um valor corporativo de cerca de US$ 2 bilhões. O preço de compra da participação é de aproximadamente US$ 1 bilhão. A RCL planeja financiar a compra através de emissão de débitos. Além disso, Lefebvre se qualificará para uma retribuição de contingente estimada em aproximadamente 472.000 ações da RCL, pagáveis depois que determinadas métricas de desempenho em 2019-2020 forem atingidas.

“A Silversea é uma joia da coroa e reconhecida como líder em cruzeiros e expedições de luxo, dois mercados essenciais que devem crescer”, afirma Richard D. Fain, chairman e CEO da Royal Caribbean Cruises Ltd. “A união de nossas duas empresas representa uma oportunidade extraordinária para ampliar as opções de férias aos passageiros e criar receita em áreas de crescimento estratégico”.

Fain acrescenta: “Estamos orgulhosos de dar as boas-vindas a Manfredi Lefebvre, um líder visionário cujos altos padrões e histórico de inovação respeitamos profundamente. Manfredi permanecerá como chairman executivo da Silversea, continuando a comandar sua estratégia de longo prazo”.

Anúncio

“Esta parceira impulsionará o crescimento desta marca excepcional fundada por meu pai”, afirma Lefebvre. “Sempre tivemos afinidades com Richard e compartilhamos uma visão de oferecer excelência e liderança a nossos passageiros. Esta nova parceria dá à Silversea a oportunidade de acelerar o crescimento da marca de cruzeiros e expedições de luxo mais bem-sucedida do mundo”.

A argumentação estratégica para a parceria inclui:

  • Direcionar o crescimento no longo prazo da capacidade nos promissores mercados de luxo e expedição em uma escala muito maior do que a Silversea atingiria de forma independente;
  • Diversificar o portfólio da Royal Caribbean e aumentar suas ofertas em expedições ao acrescentar uma marca premium ultraluxo;
  • Impulsionar a presença global das duas companhias para gerar demanda e aumentar as opções de destinos e férias para hóspedes de ambas;
  • Obter sinergias significativas relativas a acesso ao mercado global, cadeia de suprimento, poder de compra e outras economias de escala.

Lefebvre diz estar confiante de que a participação significativa de investimento que manterá aumentará consideravelmente de valor através do crescimento que esta parceria de longo prazo possibilitará. Além disso, Lefebvre e Fain confirmaram que o CEO da Silversea, Roberto Martinoli, permanecerá no cargo, trabalhando com a equipe de gestão atual da empresa.

 

A Silversea, com seus navios intimistas e somente suítes, oferece um espectro completo de ofertas de cruzeiros globais que navegam a mais de 1.000 destinos globais e expedições luxuosas exclusivas, adiciona uma marca pioneira em ultraluxo ao rol de marcas líderes da RCL.

A maior marca da RCL, Royal Caribbean International, é uma marca contemporânea focada em famílias que buscam aventura e diversão; a Celebrity Cruises é uma marca premium que oferece uma experiência de luxo moderno a viajantes globais exigentes; e Azamara Club Cruises apresenta navios boutique voltados a imersão nos destinos. A companhia também opera as marcas regionais TUI Cruises e Pullmantur como parte de joint ventures de longo prazo.

O fechamento do acordo deve ser concluído ainda este ano, sujeito a condições costumeiras e aprovações regulatórias.