Salão do Automóvel de Tóquio é redesenhado e se transforma em Japan Mobility Show

Anúncio

A pandemia de coronavírus forçou os salões de automóveis a entrar em hiato, mas eles estão de volta, embora não necessariamente iguais.

Embora vários estivessem lutando antes da pandemia seus retornos foram relativamente sem brilho já que as novas estreias foram poucas e distantes entre si. Para complicar ainda mais as coisas: falta de empolgação e participação dos expositores.

Os organizadores têm tentado se adaptar e o mais recente é o Salão do Automóvel de Tóqui (Tokyo Motor Show), que foi “redesenhado” como o Japan Mobility Show.

Com início previsto para 26 de outubro de 2023, a feira visa atrair novos expositores e startups, bem como todo o ecossistema de mobilidade.

Anúncio

A Japan Automobile Manufacturers Association (JAMA) começará a recrutar expositores ainda este mês. Eles pretendem atrair empresas para mostrar “mobilidade de última geração, incluindo automóveis de passageiros, veículos comerciais, motocicletas, carrocerias, peças e máquinas”.

O Japan Mobility Show acontecerá no Tokyo Big Sight, também conhecido como Tokyo International Exhibition Center. A JAMA disse que está pensando em expandir o evento para áreas próximas ao centro de exposições, bem como à área de Rinkai Fukutoshin.

Caso seja aprovada, estas áreas terão “diversas programações” destinadas a tornar o evento “ainda mais agradável para um milhão de visitantes”.

MODELO CONHECIDO

A transformação do formato estático em um “salão de mobilidade” não é novidade. O primeiro IAA MOBILITY realizado em Munique foi um sucesso retumbante, com organizadores, visitantes e expositores muito satisfeitos com o novo conceito.

Antes conhecido como Salão do Automóvel de Frankfurt, o evento mudou-se para sua nova casa e tornou-se uma plataforma para a mobilidade do futuro.

O evento reuniu os mais variados modos de transporte – desde automóveis e bicicletas a soluções digitais e mobilidade aérea urbana.

A última edição do Salão do Automóvel de Barcelona (Automobile Barcelona) também se reinventou se espalhou por toda a cidade, indo além da exposição no pavilhão.

Uma das atividades de maior sucesso entre os visitantes foi chegar ao volante dos últimos modelos apresentados pelas marcas e vivenciar as novas tecnologias aplicadas na indústria automotiva.

Por esta razão, milhares de fãs fizeram testes no circuito de Montjuic nos modelos disponíveis, muitos deles elétricos e híbridos, mas também automóveis desportivos, SUVs e automóveis familiares.

A Zona de Mobilidade Urbana também desempenhou um papel de destaque. O espaço, localizado na Plaza del Univers, permitiu a todos os participantes a experimentação de veículos de mobilidade pessoal concebidos para o meio urbano, incluindo motociclos, bicicletas e scooters elétricos, num circuito especialmente habilitado que também abordou o treino rodoviário.