Salão do Automóvel segue tendência mundial e se transforma em um novo evento em 2022

Anúncio ABIMAD39

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luis Carlos Moraes, colocou um ponto final nas especulações sobre o Salão do Automóvel nesta última segunda-feira (7).

O Salão retorna em agosto de 2022 como um evento totalmente novo, o São Paulo Motor Experience, no Autódromo de Interlagos.

“O salão no conceito anterior, ambiente indoor, estático e sem experimentação, não existirá mais. Foi uma grande experiência e um grande sucesso, mas acabou”, disse o executivo.

Em 2020, ainda antes da pandemia, o cancelamento do Salão do Automóvel aconteceu após uma debandada das fabricantes de automóvel que criticavam tanto os custos como o formato do salão.

Anúncio

“Estamos há mais de 3 anos estamos trabalhando em um novo conceito desse evento. O que estamos discutindo agora é o São Paulo Motor Experience. Estamos agora em um outro mundo. O mundo da interação com o público”, disse.

O executivo da ANFAVEA indicou que entre os novos planos ter mais de 100 mil test-drives na pista e off-road, apresentação de novas tecnologias ao vivo, desfile de carros, exposição de carros antigos, painéis com debates sobre o futuro da segurança, futuro da descarbonização e etc.

De acordo com o portal Automotive Business, seis montadoras já estão com a participação confirmada no São Paulo Motor Experience.

Os mais saudosistas que acompanharam por 60 anos um dos grandes megaeventos do Brasil podem sentir falta, mas a mudança faz parte de uma evolução natural dos eventos deste setor.

CES BALANÇOU OS “SALÕES”

Moraes revelou que tanto a ANFAVEA como a organizadora do evento, a RX (Reed Exhibitions), recorreram às novidades apresentadas por outros grandes eventos como a CES Las Vegas (Estados Unidos) e o Salão de Munique – IAA MOBILITY (Alemanha), para desenhar o novo formato do salão brasileiro.

Não é de hoje que a CES, principal feira de tecnologia do mundo, passou a ser o palco preferido das fabricantes de automóveis para mostrar suas novidades e tendências.

Em sua edição realizada em janeiro de 2022, a CES contou com mais de 200 expositores relacionados a transporte ou veículos, um aumento de 20% em relação a última edição presencial – realizada em 2020.

Mercedes-Benz, BMW, Volvo, Fisker, Vinfast, GM e Citroën foram apenas algumas das montadoras que apresentaram veículos conceitos e novas possibilidades na CES. Além disso, diversos serviços para veículos elétricos também se espalharam pelo pavilhão do evento.

Mas não parou por aí. A tendência das empresas de tecnologia entrarem no espaço de fabricação de veículos continuou em 2022. A Sony anunciou planos para sua própria marca de carros, seguindo os passos de outras empresas de tecnologia como Xiaomi e Foxconn.

Avançando ainda mais na questão da mobilidade, neste ano a CES trouxe também o eMobility Experience com pista de teste e área de exposição com mais de 50 empresas com marcas de bicicletas elétricas, scooters elétricos, bem como acessórios e fornecedores de peças.

Para Karen Chupka, EVP da CES, a indústria de transporte evoluiu rapidamente para veículos elétricos mais limpos e as marcas líderes mundiais optaram por mostrar essa tecnologia na CES.

SALÕES PELO MUNDO

Em um processo que pode ter sido impulsionado pela CES, os principais salões do automóvel precisaram se reinventar, assim como faz agora o evento da capital paulista.

Talvez o salão que tenha passado por maiores modificações seja o alemão. Anteriormente realizado em Frankfurt, ele se mudou para Munique para apresentar um conceito totalmente inovador. O nome também mudou, passando a se chamar IAA MOBILITY.

Realizado no final de 2021 o evento reuniu os mais variados modos de transporte – desde automóveis e bicicletas a soluções digitais e mobilidade aérea urbana. No total, 744 expositores e 936 palestrantes de 32 países participaram do IAA MOBILITY, apresentando e discutindo suas inovações e visões para a mobilidade neutra para o clima do futuro.

Os organizadores reescreveram a história da feira trazendo os tópicos atuais da indústria da mobilidade para o centro da cidade de Munique e, assim, disponibilizando-os para um grande público.

A IAA MOBILITY ocupou um total de 260.000 m², 195.000 m² dos quais localizados no centro de convenções e 65.000 m² no centro da cidade de Munique. Ao todo, 255 veículos foram usados na Blue Lane (rota que conectou o público do Open Space, no centro da cidade, até o pavilhão de exposição, oferecendo uma pista de teste) e cerca de 7.000 test drives foram reservados.

Seguindo o exemplo do evento Alemão, o salão espanhol (Automobile Barcelona 2021) também saiu do pavilhão para ocupar outras partes da cidade. O público que compareceu ao centro de eventos de Montjuïc pode ver a exposição e realizar test-drives.

Para além do pavilhão, o salão espanhol ocupou ainda com ativações a Avenida Maria Cristina e os arredores da rua Rius i Taulet.

Já a Zona de Mobilidade Urbana também desempenhou um papel de destaque. O espaço, localizado na Plaza del Univers, permitiu a todos os participantes a experimentação de veículos de mobilidade pessoal concebidos para o meio urbano, incluindo motociclos, bicicletas e scooters elétricos, num circuito especialmente montado.

Também realizado em 2021, a edição especial do Chicago Auto Show aproveitou que a COVID-19 o obrigou a ser realizado em julho para trazer novidades.

Uma das vantagens do Salão ser realizado pela primeira vez nesta nova data, foi sua realização junto ao verão norte-americano. Isso fez com que quase uma dúzia de fabricantes de automóveis aproveitassem a ativação de test drives ao ar livre

Desde a maior seleção de veículos para fazer um test drive nas ruas da cidade, a envolventes ativações ao ar livre e o festival noturno de rua, o feedback dos participantes do show foi extremamente positivo.

No total, estima-se que cerca de 12.000 participantes – 12 por cento do total de participantes do show – levaram os veículos para um test drive nas ruas da cidade.

O tradicional Salão de Detroit, nos Estados Unidos espera voltar a ser realizado em 2022. E para isso retornará com planos para atrações desde a orla do rio até os parques no centro da cidade, de 14 a 25 de setembro de 2022.

O plano, que inclui também exposições dentro do centro de convenções Huntington Place, é ter demonstrações ao ar livre de novos veículos e tecnologias. De acordo com o diretor executivo do evento, Rod Alberts, a ideia é que o Salão vire “um evento de destino”, que mostre toda a região e atraía visitantes.

O São Paulo Motor Experience está previsto para ser realizado no Autódromo de Interlagos, entre 6 e 14 de agosto de 2022, iniciando uma nova era do Salão do Automóvel.