A 25ª edição do São Paulo Boat Show se encerrou na última quarta-feira com números grandiosos. Mais de 36 mil pessoas visitaram a feira — um crescimento de 9% em relação a 2021.
Os números obtidos pela feira superaram as expectativas da organização, com a comercialização de mais de 500 embarcações e geração de mais de R$ 500 milhões em negócios — um aumento de 66% em relação ao ano passado.
Ao longo de seis dias, entre 23 e 28 de setembro, o público teve a oportunidade de acompanhar as novidades do setor, além de negociar uma variedade de produtos ofertados.
Os barcos luxuosos chamaram a atenção de celebridades como o empresário e apresentador Roberto Justus; o jornalista, apresentador de televisão e ex-ator, César Filho; o jogador de futebol Diego Ribas, junto de sua família; e Fernando Zor, da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba.
Estas celebridades foram recebidas no evento pelo diretor do Grupo Náutica e idealizador do Boat Show, Ernani Paciornik, e Thalita Vicentini, diretora geral da feira.
Além deles, passaram por lá também o ator e velejador Max Fercondini e o jornalista Carlos Nascimento, que contaram suas experiências pessoais com embarcações no 1º Náutica Talks.
O Talks foi formado por um circuito de 24 palestras que trouxeram informações e dicas na hora de adquirir uma embarcação, relatos de vivências no mar, temas de serviço e histórias inspiradoras.
O São Paulo Boat Show trouxe também importantes discussões com a realização do 7º Congresso Internacional Náutica. O evento fechado foi idealizado para prefeitos, secretários e agentes do setor que discutiram a retomada da economia e as tendências do turismo náutico, abordando legislações, eventos, infraestrutura, entre outros temas pertinentes.
O encontro contou com a participação do Secretário da Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fernando Chucre, que, na ocasião, revelou dados de balanço sobre o Programa Novo Rio Pinheiros.
O evento trouxe ainda o Espaço dos Desejos, que reuniu em primeira mão os bastidores das novidades, luxos e inovações do mercado aspiracional, como a exposição de dois esportivos Aston Martin, um DBS (avaliado em mais de R$ 5 milhões) e um Vantage F1 Edition (de R$ 2,6 milhões), com uma unidade de cada modelo vendida durante a feira.
Compunha o espaço também um helicóptero R66 Turbine, além de diversos carros elétricos da Volkswagen, entre eles a ID.Buzz, exibida pela primeira vez no Brasil.
Além disso, a 5ª edição dos Destinos Náuticos apresentou as principais regiões turísticas do segmento no país, com oportunidades em Angra dos Reis, Bahia, Bertioga, Ceará, Goiás, Ilhabela, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina e São Paulo.
“Chegamos aqui e encontramos uma visitação maior do que em 2021, com um grande público entrante, negociando muito mais e as vendas se convertendo”, comemora Thalita Vicentini.
“Essa edição foi um divisor de águas, batendo todos os recordes de edições anteriores. Isso evidencia que a feira é uma das principais iniciativas de fomento ao setor náutico brasileiro e mostra que o Brasil tem um potencial enorme para o segmento e que pode ser mais bem explorado”, finaliza.