O São Paulo Expo, um dos melhores e mais bem equipados centros de exposições, congressos e convenções da América Latina, concretizou uma parceria com a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) para a instalação de um sistema de cogeração.
O projeto, que entra em operação a partir de novembro durante a realização do Salão do Automóvel, faz parte do processo de modernização e ampliação do São Paulo Expo, que recebeu um investimento total de R$ 410 milhões. O espaço é o primeiro do gênero a contar com um sistema de cogeração a gás natural no Brasil.
Com a iniciativa, o São Paulo Expo passa a ter capacidade de produzir até 6 MW de energia elétrica e de climatizar a área do centro de exposições a partir de uma única fonte de energia, o gás natural. O projeto conta com três geradores da General Eletric com 2MW de capacidade cada. Um sistema de refrigeração da LG funcionará em paralelo, aproveitando o calor dos motores. O equipamento será capaz de resfriar a água quente gerada no processo para que ela seja usada para a climatização do espaço.
Esse processo proporciona o aproveitamento de mais de 70% da energia térmica proveniente do gás natural que é utilizado. Além disso, o novo sistema possibilita a economia de transmissão e distribuição de energia. A cogeração a gás natural custa aproximadamente 60% dos valores da energia elétrica convencional e 40% da opção de geradores a diesel.
Para Damien Timperio, diretor geral do São Paulo Expo, o novo sistema de geração de energia segue a proposta de modernização da venue. “Fizemos um levantamento que nos mostrou que o gás natural traria ganhos de eficiência energética e econômicos, além de ser um método sustentável. Para um espaço do porte do SP Expo, que anualmente recebe milhões de visitantes em eventos de alto padrão, foi a escolha apropriada para oferecer conforto aos clientes”, afirma.
Fonte: AD Comunicação & Marketing