Secretário de Turismo de Bariloche mostra os atrativos do destino para eventos e lazer

Anúncio

Bariloche, cujo nome oficial é San Carlos de Bariloche, é uma cidade da Argentina, localizada na Província de Río Negro, junto à Cordilheira dos Andes, na fronteira com o Chile.  Em 2013 24 mil turistas brasileiros visitaram o destino. Para 2014, a projeção é de 30 mil.

Em entrevista ao Portal Radar o Secretário de Turismo de Bariloche, Fabian Szewczuk, contou um pouco mais sobre este destino que é ótimo para o turismo de lazer e de negócios.

Quais são as principais atrações que Bariloche oferece aos seus visitantes no verão?

Bariloche é a cidade argentina reconhecida oficialmente como a capital do turismo de aventura no País. Ela oferece todas as atividades de aventura em um cenário natural surpreendente, sendo todos os locais de prática muito próximos do centro da cidade. As atividades são organizadas para que toda família possa desfrutar junta de momentos inesquecíveis. É possível realizar travessias de rios e lagos com caiaques, rafting na fronteira com o Chile, passeios de bicicletas, veleiros, cavalgadas, stand up paddle, pesca, escalada e trekking por montanhas e bosques, corridas e caminhadas no gelo e mergulho. A isso soma-se o fato do câmbio estar favorável para compra de pesos, além de Bariloche oferecer toda a infraestrutura necessária de serviços para recepcionar turistas do mundo inteiro em qualquer época do ano.

Anúncio

E em termos culturais?

No verão temos uma agenda completa de eventos e espetáculos de primeira linha. Um moderno teatro que recebe uma variedade de concertos de música urbana, além de festas nacionais como a do Curanto, que entre os atrativos oferece comidas típicas da região. Nessa época acontece também a festa da cerveja artesanal. Além disso, Bariloche possui uma grande galeria de arte e muitas opções de museus.

Qual é o principal foco da cidade o turismo de lazer ou negócios (M.I.C.E.) ?

Os dois na realidade. Bariloche tem um escritório específico encarregado de promover e atender as necessidades do turismo de negócios. Somos uma das cidades argentinas ranqueadas no ICCA e, com isso, recebemos grandes eventos durante todo ano. Fomos sede de um encontro de chefes de estado hispano-americanos, recebemos o Eco Challenge e somos sede das Mil Milhas Esporte. Recebemos também a etapa argentina do Tour da França. Aqui foram realizados ainda um congresso mundial de agências de notícias e numerosos congressos internacionais de Ciências, Arte e Encontros Políticos.

Quais Países são os principais emissores de turistas para o destino?

Além da própria Argentina, durante o verão recebemos turistas do mundo todo. Jovens da Europa que querem aproveitar a montanha. Turistas do hemisfério norte que chegam para o Cruce de Lagos e turistas da América Latina que buscam desfrutar o clima dessa época. Muitos também passam por Bariloche antes de ir à Patagônia.

Qual a importância dos turistas brasileiros para o destino?

O Brasil tem grande importância para nós. Além do inverno, chegam brasileiros durante todo o ano. É um fenômeno que vem crescendo cada vez mais e estamos acompanhando esse movimento.

  E está em crescimento o número de brasileiros rumo ao destino?

Sim, é um crescimento gradual, que não fica concentrado só no inverno. Queremos voltar a ter brasileiros como em 2010, ano em que registramos mais chegadas dos turistas vindos do País.

Atualmente quais são as companhias aéreas que voam do Brasil com destino?

A Aerolineas Argentinas tem um excelente programa de conexões de todos os destinos brasileiros onde a companhia aérea está presente. Destas cidades de onde partem um avião da Aerolineas há uma conexão direta a Bariloche através do Aeroparque em Buenos Aires.