Anúncio
Início Feiras de Negócios Segundo semestre de feiras começa na Alemanha prometendo mais de 130 eventos...

Segundo semestre de feiras começa na Alemanha prometendo mais de 130 eventos até final do ano

Anúncio

Após a pausa de verão na Europa, as atividades comerciais retomam esta semana nos cerca de 70 centros de feiras na Alemanha. O evento de abertura será a Gamescom, em Colônia.

Este, que é o maior evento mundial de jogos de computador e videogames, será realizado de 21 a 25 de agosto, pela Koelnmesse. Neste ano a feira ganhou uma versão LATAM, sendo realizada no Brasil.

Entre as 130 feiras previstas até o final do ano, destacam-se a Feira Internacional de Usinagem AMB, em Stuttgart (setembro); a Feira Internacional de Processamento de Plásticos Fakuma, em Friedrichshafen (outubro); e a Feira líder em criação profissional de animais, a Eurotier, em Hannover (novembro).

Além disso, após mais de 20 anos, o Congresso Mundial da Indústria de Feiras voltará a ser realizado na Alemanha. De 20 a 23 de novembro, o encontro de cúpula das indústrias organizadoras e expositoras acontecerá em Colônia.

Anúncio

O primeiro semestre de 2024 foi extremamente bem-sucedido para as feiras na Alemanha, como mostram os primeiros levantamentos da Associação da Indústria de Feiras Alemã (AUMA).

Comparado ao mesmo período do ano anterior, as 188 feiras realizadas entre janeiro e junho já atraíram 120.000 empresas expositoras (+7%) e 6,7 milhões de visitantes (+1%).

Esses resultados positivos são notáveis, considerando as várias greves nos transportes locais, ferroviários e aéreos no primeiro trimestre, que afetaram 50 feiras.

De acordo com estimativas da AUMA, até 250.000 pessoas deixaram de viajar para as feiras devido a essas greves, o que resultou em uma média de 11% menos visitantes em comparação com os eventos anteriores.

Enquanto isso, a área de exposição nos centros de feiras aumentou 7%, atingindo 4,2 milhões de metros quadrados. Quem explica é Philip Harting, presidente da AUMA.

“Três coisas se destacam no primeiro semestre de feiras: as feiras líderes na Alemanha atraem o mundo como nunca antes. Raramente vimos tamanha internacionalidade em nossos expositores e visitantes”, afirma.

“Estamos felizes em ver que cada vez mais tomadores de decisão estão participando das feiras. Isso significa que a qualidade está aumentando e os conceitos de feiras estão acompanhando os tempos”, completa.

O executivo aponta ainda que as muitas feiras regionais estão finalmente se recuperando do impacto da pandemia de COVID-19.

“Elas são importantes para a economia local e para os consumidores finais. Tudo isso mostra a importância das feiras como pontos de conexão”, conclui Harting.

A nova perspectiva de organizadores da AUMA para 2024/2025 destaca os desafios atuais enfrentados pela indústria de feiras:

-Lidar com várias elevações de custos (prioridade 1), a atração de visitantes (2) e expositores (3) após a pandemia está entre as principais prioridades.

– Além disso, a situação econômica difícil na Alemanha atualmente é considerada um ponto crítico (4).

No total, 81% dos 170 organizadores de feiras entrevistados afirmam que as novas exigências de visitantes e expositores exigirão investimentos mais fortes em tecnologia e pessoal.

 A pesquisa também mostra que a indústria de feiras alemã vê a Inteligência Artificial (IA) como uma oportunidade: 63% têm uma visão positiva das novas tecnologias, enquanto menos de 4% veem a IA como um risco.

Crédito da imagem: Koelnmesse/Oliver Wachenfeld

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile