Seguro para Eventos Online

Anúncio

POR RICARDO SEVECENCO

As seguradoras não deixariam de aproveitar essa onda de lives que vivemos em 2020 e a readequação dos eventos de forma virtual em 2021 e não desenvolver um seguro específico, afinal, se não temos eventos presenciais, temos os eventos online como forma de adaptação do setor de eventos nesse momento de pandemia.

Claro que existem diversos tipos de eventos virtuais, desde as mais simples live onde uma pessoa da sua casa faz uma transmissão ao vivo sobre algum tema que entenda importante, até eventos e apresentações mais estruturadas, com investimento, patrocínio e cobrança de ingresso.

Mas gostaria de falar sobre os eventos virtuais mais estruturados, podendo ou não ter alguns elementos de cenografia e equipamentos de som e luz, sendo que durante o ano de 2020 muitos eventos aconteceram de forma mais improvisada, caseira, porém em 2021, o setor de eventos já se adaptou e hoje encontramos muitos eventos realizados em estúdios preparados para realizar qualquer tipo de evento de forma profissional e respeitando todos os protocolos sanitários.

Anúncio

O setor de eventos é um dos que mais sofrem com a pandemia e realizar eventos online com qualidade, tecnologia e toda segurança não resolve o problema mas traz um fôlego para uma pequena parcela do setor.

Algumas empresas que estão apostando na realização de eventos virtuais, como congressos e eventos científicos gratuitos ou com cobrança de ingresso tem conseguido entregar um resultado positivo para o cliente, que entendeu que esse atual formato de realização dos eventos é uma alternativa de manter o contato com seu público mesmo que virtualmente.

Importante o profissional de eventos entender que com a realização dos eventos de forma virtual, o organizador deixa de ter algumas preocupações comparadas ao evento presencial porém novos pontos de atenção surgem quando falamos de eventos virtuais.

Um congresso ou um simpósio realizado de forma virtual pode ter horas de transmissão via internet e com patrocínios e investimento envolvido, além do ingresso vendido sendo muito importante que o organizador de eventos ofereça ao seu cliente uma estrutura profissional que garanta uma boa qualidade na transmissão da apresentação. E é ai que entra o Seguro para Live, eventos Online!

Desde o início da onda das lives até agora já tivemos diversos exemplos de situações que podem acontecer durante uma transmissão e como sempre o seguro existe para minimizar prejuízos em decorrência desses imprevistos.

O mais corriqueiro que presenciamos é a interrupção ou queda das transmissões, isso ocorre por vários motivos, desde problema técnico de transmissão até políticas e diretrizes das plataformas como Youtube e Instagram que “derrubam” as transmissões.

Em outros casos, tivemos acidente com o artista ou participante e como em qualquer evento, mesmo online, estruturalmente menor e sem público, imprevistos acontecem.

O Seguro para Live resguarda exatamente esses pontos, a interrupção ou cancelamento de uma transmissão que independa do Organizador, ou seja, problema técnico na transmissão, o famoso “take down” da plataforma digital que derruba a transmissão quando não atendida suas políticas e diretrizes.

O cálculo do seguro é feito com base no valor da produção da live, considerando os custos de cenografia, da instalação e montagem do evento e do valor de patrocínio, com essas informações podemos incluir coberturas para os profissionais envolvidos, instrumentos musicais, cenografia, equipamentos, além de acidentes pessoais para os artistas, palestrantes e staff.

Esse seguro pode ser contratado pelos Organizadores de Eventos, montadoras ou empresas de cenografia, empresas de tecnologia na transmissão de eventos ao vivo ou pelos próprios patrocinadores. Lembrando que esse seguro atende as transmissões via aplicativo (Youtube, Instagram, etc) não cobrindo emissoras de televisão.

Acredito que esse seguro veio para ficar, pois mesmo após a pandemia, acredito que teremos um formato mais forte de eventos híbridos, onde o presencial sempre existirá, porém com a possibilidade de participação virtual, com cobrança de inscrição, como já estabelecido em outros segmentos, filmes, esportes, etc.

Por fim, esse seguro pode ser contratado para qualquer tipo de evento, como Eventos Religiosos, Apresentações Culturais, Congressos e Palestras, Treinamentos, etc e com abrangência nacional.

*Ricardo Sevecenco é advogado especializado em direito do entretenimento, corretor de seguros especializado em seguro para eventos e Diretor da ABEOC-SP