Anúncio
Início Noticias A-Z Sem visto não tem jeito

Sem visto não tem jeito

Anúncio

Após meses de conversação e votações sobre a lei 3.161, em que isenta o visto de entrada no Brasil para turistas estrangeiros até o dia 18 de Setembro de 2016, o projeto foi aprovado pela Presidenta Dilma Rousseff no dia 24 de Novembro.

A facilitação para cidadãos vindos do exterior com permanência máxima de 90 dias, teve como objetivo aumentar a entrada dos turistas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Até o momento são estimados a vinda de 500 mil pessoas de países ao redor do mundo, porém, o Ministério do Turismo acredita que esse número aumente 20% com aprovação da lei.

Apesar do objetivo ser facilitar a entrada de estrangeiros no país, a ação será válida apenas para os países com forte tradição olímpica, que já realizaram os Jogos e para os que não oferecem riscos migratórios ou de segurança ao país. Segundo o Ministro do Turismo, Henrique Alves, entre os nomes que poderão fazer parte da isenção estão: Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália.

Pensando na segurança nacional, dia 30 de Novembro, a maior autoridade militar atuante nos dos Jogos Olímpicos do Brasil deixou o cargo. O general , até então chefe do Estado Maior das Forças Armadas há cinco anos, José Carlos Nardi, foi afastado do cargo.

Anúncio

Nardi havia declarado ser contra a isenção de vistos para estrangeiros, já que o projeto facilitará a entrada de criminosos e terroristas em solos canarinhos. Porém, segundo Rabelo, a declaração do general contra a ação não foi um fator relevante para a decisão.

Para Rabelo, quando se trata de ameaça terrorista todo o cuidado é pouco, principalmente em um evento como as Olimpíadas. “A isenção de vistos tem que ser compensada com o reforço do aparato migratório e das vistorias feitas pela Polícia Federal nos aeroportos”.

 

Fonte: Isto É

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile