Semana de Design de Milão 2024 terá dezenas de empresas e designers brasileiros

Anúncio

O mundo do design estará mais uma vez voltado para a Itália, durante o mês de abril, quando ocorre a Semana de Design de Milão 2024.

Maior evento na programação, a 62ª edição do Salone del Mobile.Milano ocorre entre os dias 16 e 21 de abril, reunindo as maiores empresas e os mais criativos profissionais do universo do mobiliário e decoração, tendo os temas de “inovação e evolução” como drivers neste ano.

E é claro que o Brasil está preparado para mostrar sua força criativa, sustentável e inovadora tanto fora quanto dentro dos pavilhões do iSaloni.

O Projeto Setorial Brazilian Furniture leva à Milão uma significativa delegação de indústrias e designers brasileiros com apoio da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil.

Anúncio

Além de oito empresas que estarão expondo suas coleções em posição de destaque na feira, a equipe do projeto organiza também uma exposição especial do Design + Indústria, com 21 marcas expondo suas novas criações desenvolvidas em colaboração com designers nacionais por intermédio do programa.

Ao todo, 41 peças brasileiras estarão distribuídas em espaços dedicados e cuidadosamente projetados no iSaloni, ao longo dos pavilhões 03, 10 e 18 do tradicional Rho Fiera Milano.

O Lounge Brasil será o ponto de encontro, recebendo compradores, especificadores, profissionais de imprensa, formadores de opinião e todo o público presente, num espaço projetado com móveis da Uultis, marca de alto padrão do Grupo Herval.

“A intenção é simples: destacar o design e o mobiliário brasileiros de uma forma que respeite e promova os valores de inovação e responsabilidade ambiental”, explica a diretora-executiva da ABIMÓVEL e gerente do Brazilian Furniture, Cândida Cervieri.

“O conceito dos estandes foca na representação autêntica da nossa brasilidade, englobando matérias-primas locais, criatividade e um enfoque especial na sustentabilidade, tudo sob uma perspectiva contemporânea”, completa.

Essa abordagem não só reforça o DNA da indústria nacional, mas também enfatiza a importância de práticas sustentáveis no decorrer de toda a cadeia moveleira.

Esse movimento vai de encontro ao foco especial na transição ecológica e na otimização de espaços priorizados pela organização do iSaloni 2024.

Foi anunciado para esta edição mudanças significativas como a reorganização completa dos pavilhões e a introdução de tecnologias e abordagens sustentáveis.

Os resultados das ações promovidas por meio do Brazilian Furniture na última edição do iSaloni, em 2023, que possibilitou 5.018 contatos comerciais, um impressionante salto de 193% em relação ao número de contatos realizados no ano anterior.

O impacto financeiro também foi significativo. Em termos de negócios imediatos ou prospectados para os 12 meses seguintes, as empresas brasileiras registraram US$ 36,66 milhões em negociações.

FUORISALONE 2024

Além do iSaloni, o Projeto Brazilian Furniture colabora também com ações exclusivas no circuito FuoriSalone, que ocorre em diversos pontos da cidade de Milão e arredores, ampliando o alcance da sua influência e mostrando a diversidade do design e da indústria nacional.

Destaque para a “Coccoloba – Brazilian Exhibition”, organizada pela ApexBrasil com apoio da ABIMÓVEL, sob curadoria de Bruno Simões.

A exibição ocorre de 15 a 28 de abril de 2024, como parte da programação da INTERNI “Cross Vision”, maior exposição no circuito FuoriSalone, que é realizada na charmosa Università degli Studi di Milano, reconhecida mundialmente como um palco de design e inovação.

Inspirado na Coccoloba gigantifolia, uma intrigante espécie de árvore descoberta na Amazônia brasileira, que encanta por suas grandes folhas que podem chegar a 2,50 m de comprimento por 1,44 m de largura, ganhando também as páginas do popular livro dos recordes, o Guinness World Records, o conceito da exibição brasileira exalta a grandeza e a beleza da Coccoloba, mas também como ela se adapta e prospera em condições adversas, servindo como uma metáfora poderosa ao design brasileiro, numa espécie de manifesto de inovação, sustentabilidade e resiliência.

Dessa forma, ao levar o trabalho de 53 empresas e designers nacionais para uma das principais vitrines da Semana de Design de Milão, a ação amplia ainda mais a narrativa sobre o potencial do Brasil em influenciar o futuro do design com soluções criativas e sustentáveis, harmonizando cultura, natureza, indústria e tecnologia.

Fatores que serão compartilhados com o mundo por meio das ações do Brazilian Furniture, que além de compradores de cerca de 200 países, que passam todos os dias tanto pelo FuoriSalone quanto pelo iSaloni, também prepara atividades especiais para receber a imprensa e formadores de opinião não só do Brasil e da Itália, mas também dos:

– Estados Unidos, Turquia, Reino Unido, França, Espanha, Portugal e outros países estratégicos para a indústria nacional, a partir do Projeto Imagem.

Crédito da imagem: Andrea Mariani / Salone del Mobile