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Sergipe de Portas Abertas busca captar mais eventos nacionais e internacionais

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No último dia 3 de dezembro, o Centro de Convenções AM Malls foi palco do lançamento do programa Sergipe de Portas Abertas, uma iniciativa do Governo de Sergipe para consolidar o estado como destino estratégico para eventos de médio e grande porte.

A ocasião reuniu representantes do poder público, associações de classe, entidades patronais e profissionais ligados ao setor de eventos.

O objetivo foi apresentar políticas públicas voltadas para o fortalecimento da captação de eventos no estado. O evento incluiu a divulgação de um edital de apoio à captação de eventos, com lançamento previsto para janeiro, além da divulgação das novas estratégias de planejamento para o setor.

 “Este é um marco na história do estado. Sergipe é um destino que abraça, e essa hospitalidade faz toda a diferença para quem escolhe realizar eventos aqui”, disse a Secretária Executiva de Turismo, Daniela Mesquita.  

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“A infraestrutura que disponibilizamos é complementada por diversas vantagens como a mobilidade urbana, um aeroporto modernizado, uma ampla malha aérea, excelentes hotéis e restaurantes, e tudo isso com o melhor custo-benefício do Nordeste”, completou.

Mesquita também destacou o papel estratégico dos eventos âncora promovidos pelo estado, como a Vila da Páscoa e o Natal Iluminado, que criaram um alicerce para atrair turistas e movimentar a economia.

“Em um primeiro momento esse foi o foco, nossos eventos âncoras, que criam um calendário anual, agora, com a chegada do Hugo Julião, diretor de captação de eventos, avançamos para um novo patamar, voltado para a captação de eventos nacionais e internacionais, e temos hoje um Centro de Convenções e uma rede de fornecedores locais que são cases de sucesso”, acrescentou.

Ações de Apoio do Governo de Sergipe na Realização de Eventos

O Governo trabalhará com 4 eixos de ações para impulsionar a captação de eventos no estado. São eles:

  1. Parcerias Estratégicas
    1. Construção de parcerias com entidades e empresas privadas.
    2. Fortalecimento da cadeia produtiva do turismo.
    3. Geração de impacto positivo na economia local.
  1. Incentivos Financeiros
    1. Oferta de subsídios e incentivos financeiros para eventos.
    2. Redução de custos para organizadores.
    3. Aumento da atratividade de Sergipe como destino de eventos.
  1. Promoção e Divulgação
    1. Campanhas publicitárias para promover eventos realizados no Estado.
    2. Ações de marketing para ampliar a visibilidade dos eventos e atrair maior público.
  1. Apoio Logístico
    1. Suporte em infraestrutura, segurança e serviços essenciais.
    2. Garantia de fluidez e sucesso na execução dos eventos.
    3. Atualização de um inventário (base de dados) para organização e monitoramento de eventos.

ESTRATÉGIAS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

O Secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Júlio Filgueira, detalhou as estratégias do estado para captação de eventos.

Segundo ele, a principal meta é transformar Sergipe em uma referência nacional em turismo de eventos, promovendo benefícios econômicos e sociais a longo prazo.

Filgueira enumerou alguns importantes pilares estratégicos:

  1. Aumento da Visibilidade e Prestígio

“Trazer eventos de grande porte para Sergipe significa colocar o estado no mapa nacional e internacional, o que atrai novos investimentos, amplia a relevância do destino e promove um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico.”

  • Desenvolvimento Sustentável

“Estamos incentivando práticas de sustentabilidade na realização de eventos, como a adoção de construções verdes e a gestão eficiente de recursos. Nosso objetivo é mostrar que Sergipe não só está preparado para receber eventos de grande porte, mas também para fazê-lo de forma responsável e alinhada às melhores práticas ambientais.”

  • Fortalecimento de Redes e Parcerias

“Eventos não são iniciativas isoladas. Envolvem a colaboração entre governo, associações profissionais, empresas e universidades. Este programa reforça um ambiente cooperativo, que é essencial para o sucesso e a continuidade de nossas ações.”

  • Desenvolvimento Econômico e Geração de Negócios

“Cada evento traz consigo um impacto direto no setor de hospedagem, alimentação, transporte e serviços. Esse aumento na atividade econômica local é um motor para a geração de empregos e o surgimento de novos negócios, além de proporcionar retornos significativos para a economia do Estado.”

  • Promoção e Valorização Cultural

“Eventos são oportunidades de celebrar e promover a identidade cultural de Sergipe. Ao destacar nossa história, tradições e gastronomia, também atraímos visitantes em busca de experiências autênticas.”

Paulo Octavio Pereira de Almeida, Diretor-executivo da UBRAFE, elogiou a iniciativa e ressaltou que a criação de políticas públicas claras fortalece o setor.

 “Viajo pelo Brasil inteiro e é raro encontrar um estado com estratégias tão bem organizadas para a captação de eventos. Sergipe está de parabéns pela centralização de informações”, afirmou.

A diretora do Centro de Convenções AM Malls, Rafaella Mamede, reforçou o compromisso da gestão com o setor de eventos.

“Assim como a reabertura do Centro de Convenções foi um marco na nossa história recente, o lançamento do programa Sergipe de Portas Abertas é um outro passo definitivo para consolidar o estado como um dos principais polos de eventos no Nordeste e no Brasil”, afirmou.  

“Saúdo essa iniciativa do Governo do Estado, é um movimento estratégico que sem dúvidas impulsiona não apenas economicamente o Estado de Sergipe, mas também culturalmente. O legado que cada um desses eventos deixa no local onde ele é realizado tem um valor que é muito difícil de ser mensurado, o impacto é transformador”, finalizou a executiva.

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