Setor de eventos cria plataforma para alinhar boas práticas no ESG

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O setor de eventos caminha para o alinhamento de boas práticas conforme as exigências ESG no Brasil. O ESG Pulse, plataforma criada por especialistas desse mercado, começa a unir e instruir criadores, organizadores e prestadores de serviços para entregas com mais impactos positivos à sociedade e ao meio ambiente.

A solução é voltada especialmente a empresas que buscam usar seus eventos para educar seus fornecedores com melhores práticas ESG na entrega de seus serviços.

“Pensamos em uma forma de impulsionar o setor, que economicamente se constitui como uma das maiores potências na economia brasileira e contribui de maneira robusta para o PIB nacional”, afirma o idealizador do ESG Pulse, Helio Brito Jr., que atua no setor de eventos há mais de 30 anos.

“A proposta é contribuir e inspirar toda a cadeia de valor do setor, por meio da transferência de conhecimento sobre como aliar as entregas, que sempre envolvem criatividade, tecnologia e inovação, para atender com excelência os seus clientes, com as melhores práticas ESG em todos os processos que realiza, tornando-se uma referência de sustentabilidade e inclusão”, completa.

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Segundo Brito Jr., a ideia da criação da plataforma, que já recebeu investimentos de mais de R$ 620 mil até o momento, é a de convidar profissionais da indústria para serem inspiração com a apresentação de melhores práticas, além de terem sua prestação de serviços repensada e alinhada com os pilares ESG.

De acordo com a matriz de impacto da plataforma, o ESG Pulse, em seu estágio gerencial de desenvolvimento, tem o potencial de impulsionar 400 mil negócios locais, envolver 1,2 milhão de colaboradores do setor e aprimorar mais de 4 milhões de serviços prestados.

“Mais do que uma plataforma para coleta, análise e mensuração de práticas ESG para esse mercado, nos posicionamos como um movimento, por isso nosso lema é ‘Push the Pulse!’”, conta.

“Nos colocamos como um impulsionador de transformação ativa para impactar positivamente clientes, fornecedores, comunidades e negócios locais que estejam envolvidos com a cadeia de valor dos eventos”, acrescenta.

A ideia é instruir e inspirar organizadores, fornecedores e colaboradores e revisar com cada fornecedor o que eles têm praticado e como podem repensar a prestação de serviços para trazerem impactos positivos para a sociedade e para o Planeta.

“Vamos transferir conhecimento para toda essa imensa cadeia produtiva, para que o setor de eventos, que já sabe fazer tão bem o que faz, torne-se uma referência de sustentabilidade e inclusão”, completa.

COMO FUNCIONA

Empresas organizadoras de eventos de diversos portes e natureza podem aderir ao movimento ESG Pulse com o acesso à plataforma – https://esgpulse.com.br/.

Ao criar/cadastrar seus eventos, será possível convidar mais pessoas da equipe e buscar ou convidar fornecedores parceiros que fizeram parte da organização do evento.

Após esta etapa, os fornecedores e parceiros cadastrados são convidados a responderem uma série de perguntas que dão origem a relatórios com as estatísticas de evento e uma métrica de maturidade de práticas ESG.

Ao finalizar a etapa de questionários, a empresa criadora do evento tem acesso ao dashboard de impacto positivo, com três tipos de views, que permitem a visualização rápida, fácil e intuitiva dos dados:

– Categorias de Serviços de Eventos, Temas ESG e Aderências com Normas internacionais.

É possível ainda colocar displays de QR-codes nos eventos, permitindo que os participantes acessem em tempo real as métricas atingidas.

Na própria plataforma há um tour guiado e uma sequência de vídeos tutoriais para orientar cada processo.

“A capilaridade deste modelo é incrível, o impacto na estratégia de negócios locais em um enorme leque de municípios se dará de forma recorrente ano após ano, na medida que as empresas adotem a prática e reportem os resultados a partir das métricas que criamos. Do Oiapoque ao Chuí, nossas métricas chegarão aos relatórios da ONU”, enfatiza Helio Brito Jr.

FORMAÇÃO / CERTIFICAÇÃO

Ainda dentro do ESG Pulse, organizadores de eventos, fornecedores e clientes podem ter acesso a conteúdo formativo exclusivamente com o tema ESG, organizado em formato EAD.

Entre os tópicos abordados estão:

– Práticas sustentáveis em negócios e eventos; Medidas de conscientização; Investimento para empresas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

– Negócios lucrativos e sustentáveis para pessoas, empresas e o meio ambiente; Pilares e melhores práticas em ESG.

“Criamos um curso sob uma concepção fast-track, que entrega um conteúdo rico e informativo mas, ao mesmo tempo, sem ser algo pesado e maçante para o certificante”, afirma Brito Jr.

“Ao longo dos módulos, são oferecidas algumas questões de fixação, também. A jornada completa deve levar algo entre 1h30 à 2h para ser percorrida”, conclui.