Em março deste ano, as despesas estimadas das empresas brasileiras com viagens de negócios registraram crescimento de 17% em comparação com o mesmo período de 2022, atingindo faturamento de R$ 9,5 bilhões, o mais alto para o mês desde 2015.
No acumulado do trimestre, a indústria destaca crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que representa aumento de R$ 5,5 bilhões, totalizando R$ 24,5 bilhões.
Os dados são do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV).
“Com base nos resultados do primeiro trimestre, as perspectivas para os próximos meses são ainda mais positivas”, comenta Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV.
“Nos relatórios anteriores, sobre janeiro e fevereiro, já tínhamos apresentado o melhor desempenho dos meses desde 2015 e esse recorde foi batido novamente”, completa.
A executiva acrescenta que, no que diz respeito a eventos corporativos, foi identificado junto aos seus associados – clientes e fornecedores – alta nas demandas.
De acordo com o estudo, março foi marcado pela retomada total das atividades das empresas no ano após o período de férias e Carnaval. Além disso, não apresentou feriados, o que contribuiu para o turismo de negócios.
Os preços dos serviços de turismo, como aviação e hospedagem, embora estejam em patamar ainda alto, estão mais estáveis do que em 2022.
Assim, existe uma possibilidade de melhor negociação com os fornecedores. Além disso, permite maior previsibilidade para o orçamento ao longo do ano.
Em uma análise econômica geral, o país e seus segmentos têm mostrado resultados positivos. Por exemplo, em março o setor de serviços cresceu 6,3% no contraponto anual, enquanto o comércio avançou 3,2% e a indústria, 0,9%.
Assim, a combinação ideal de um mês sem feriados, de uma inflação mais moderada e da economia crescendo traz uma movimentação importante nas viagens corporativas, seja do colaborador voando para visitar um cliente ou participar de uma feira ou se deslocando de ônibus para o interior e se hospedando para uma reunião.
O LVC ainda destaca que os dados apontados não parecem ser algo sazonal ou pontual, mas estrutural e com consistência a longo prazo, com o turismo corporativo prometendo apresentar bons resultados ao longo de 2023.