Com mais de 300 profissionais participantes, a terceira edição do SINDEPAT Summit foi considerada pelo presidente do SINDEPAT, Murilo Pascoal, como a edição do “reencontro”.
“Trabalhamos arduamente como associação para que não houvesse o colapso do setor de parques e atrações quando tivemos de fechar por meses, em 2020”, comentou.
“Realizar o Summit, depois de tudo que enfrentamos, demonstra a resiliência do Turismo e a força do nosso setor. Estamos juntos e este é o primeiro de muitos reencontros que virão”, completou.
Realizado na semana passada no Wish Serrano, em Gramado, na Serra Gaúcha, o SINDEPAT Summit reuniu 26 empresas expositoras de 11 países, além do Brasil. Na plenária, priorizou temas nacionais e palestras técnicas.
“Olhamos com atenção para o mercado nacional na escolha dos temas apresentados, como a análise do potencial dos parques naturais para o turismo, uma vez que a abertura de nosso evento ocorreu um dia depois da concessão do Parque Nacional do Iguaçu”, explica a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri.
“Mostramos a transformação da Serra Gaúcha em polo de entretenimento nacional, com forte aposta nos parques e atrações, destacamos a importância da arquitetura de conteúdo e do master planning para revitalização de empreendimentos, por meio do case Parque Bondinho Pão de Açúcar, entre outros”, acrescentou.
Os 21 showcases apresentaram as novidades em produtos e serviços para o setor. De soluções tecnológicas a projetos e desenvolvimento de atrações ou parques inteiros, os showcases mostraram a relevância do Brasil para o mercado internacional.
Na lista de showcases estiveram a Aquakita, AskSuite, CaptiVR, Cloward H2O, Doppelmayr/Garaventa, Felimana, Fluidra, Imply, Intamin, Jeff Ellis, Meka, MultiClubes, Planne, Polin WaterParks, Red Raion, Semnox, Speed Kids, WhiteWater e Zamperla, além do Ministério do Turismo.
Como na edição anterior do SINDEPAT Summit, realizada em 2019, em Brasília, a associação apresentou ainda a Agenda Legislativa, documento que reúne as pautas prioritárias do setor, em debate no Congresso Nacional.
VISITAS TÉCNICAS E RODADAS DE NEGÓCIOS
Oferecidas pela primeira vez na programação do SINDEPAT Summit, as visitas técnicas aos associados da Serra Gaúcha.
Ao todo, 80 participantes puderam conhecer detalhes das operações do Alpen Park e dos Bondinhos Aéreos, em Canela, e do Acquamotion e Snowland, em Gramado.
“Vemos na troca de experiências entre os players outro dos importantes papéis de uma associação. No SINDEPAT, incentivamos isso e as visitas técnicas mostraram-se uma excelente oportunidade de benchmarking”, defendeu Carolina.
Também novidade nesta edição do Summit, as rodadas de negócios tiveram o objetivo de possibilitar reuniões privativas entre os expositores e os visitantes.
“Com esse espaço, criamos um ambiente convidativo para que as conversas pudessem evoluir para negociações e aquisições, de fato. Espero receber em breve notícias de parcerias realizadas em nosso evento, de contratos que começaram a ser desenhados lá”, disse Carolina.
Durante o evento também foi anunciada ainda a realização da próxima edição do SINDEPAT Summit em Brasília, em 2023.
“Temos o compromisso de nos encontrar na capital federal nos anos marcados pela substituição dos representantes dos poderes Executivo e Legislativo. O SINDEPAT tem fundamental papel na conscientização dos parlamentares sobre a relevância da nossa indústria”, finalizou Pascoal.