Desde 2022, o mercado de MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions) tem retomado um crescimento contínuo após a pandemia.
De acordo com o estudo Navigating Toward a New Normal da Deloitte, de 2023, os gastos com viagens corporativas devem alcançar 95% dos níveis de 2019 até o final de 2024.
Na hotelaria, o desafio tem sido adaptar as operações para atender às novas exigências e continuar entregando valor em um mundo mais digitalizado.
Pensando em otimizar seus processos e tratativas com os clientes, a Slaviero Administradora – que gerencia uma das maiores redes de hotéis do país – acaba de lançar uma plataforma para facilitar o orçamento de eventos.
“Esta iniciativa partiu da percepção de que a própria necessidade de eventos presenciais mudou”, afirma Ricardo Nielsen, diretor de marketing, vendas e distribuição da Slaviero Administradora.
“Se não for prático, vantajoso e não tiver bom custo-benefício, as empresas vão preferir realizar seus eventos online”, completa.
No site, é possível planejar encontros e conferências em cerca de 30 unidades. São diversas propostas de espaços pelo país, que se adequam às variadas necessidades dos clientes.
A ferramenta permite orçar espaços, configurar combinações de salas e incluir serviços complementares, como alimentação, suporte audiovisual e hospedagem.
O Slaviero Ingleses Convention, em Florianópolis, conta com salas amplas com capacidade para até 450 pessoas. Poder finalizar um dia de evento à trabalho e estar a poucos passos do mar é um dos grandes diferenciais da unidade.
Já o Slaviero Chapecó dispõe de um auditório equipado com estrutura para 105 convidados, além de três outras salas. Entre as opções com grande adaptabilidade, está o Slaviero Guarulhos Aeroporto.
Próximo ao maior aeroporto da América Latina, o hotel possui nove salas que podem ser combinadas de diferentes formas para grandes eventos de até 380 pessoas.
“Nos adaptamos para receber encontros presenciais e híbridos, algo que antes não era tão importante”, explica o executivo.
“Além disso, se tornou mais valorizada a facilidade de não precisar coordenar múltiplos fornecedores, uma tarefa que consome muito tempo”, completa.
Nielsen ressalta ainda as principais mudanças e adaptações que a rede observou nos últimos anos:
- Aumento nas solicitações por apartamentos individuais em vez de compartilhados entre executivos;
- Busca por salas menores ou de apoio para dinâmicas em grupo, visando evitar aglomerações;
- Disponibilidade de espaços de bem-estar para participantes dos eventos, como academias, spas e bares, que se tornaram diferenciais importantes, tanto pelo interesse de socialização dos colaboradores quanto pela conscientização sobre o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, que se fortaleceu nos anos de isolamento social;
- Eventos corporativos também têm sido integrados às confraternizações internas, aproveitando ao máximo a oportunidade de reunir presencialmente suas equipes.