O Smart City Business Congress, evento sobre cidades inteligentes, voltou a reunir empresas, entidades, especialistas e poder público para gerar um diálogo propositivo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no Brasil.
A 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress 2022 aconteceu em São Paulo e atraiu mais de 50 expositores, 250 palestrantes e cerca de 2.500 visitantes.
Nesta edição foi reforçado o caráter estratégico do evento, que estabeleceu critérios ainda mais rigorosos para as inscrições de pessoas efetivamente ligadas aos setores de interesse, com poder ou influência nas decisões e com efetivamente interessadas nas tecnologias e serviços oferecidos pelos expositores.
Em três dias, foram realizadas sessões plenárias, painéis e reuniões estratégicas, com foco no trabalho colaborativo, a troca de ideias, visões e soluções transformadoras para consolidar a infraestrutura digital das cidades brasileiras.
Segundo Leopoldo Albuquerque, presidente global do Instituto Smart City Business e organizador do evento, o grande diferencial desta edição foi a quantidade de pessoas representativas de importantes municípios brasileiros e grandes empresas que atuam por cidades mais inteligentes.
“As discussões tiveram cunho prioritário do ponto de vista do mercado, porque o objetivo do evento é fazer com que as pessoas discutam e entendam para onde o País está indo, como o mercado está se formando. Não tratamos de conceitos. Tratamos de mercado”, afirmou.
“Tudo que norteou as discussões tinha a ver com o que os mercados podem fazer para termos cidades mais inteligentes. Depois de uma pandemia, realizar um evento com as presenças dos portes que tivemos e soluções apresentadas realmente é a maior validação do sucesso desta edição”, completou.
A abertura foi marcada pelo encontro entre o poder público e empresas com soluções inovadoras para um diálogo propositivo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no país.
Já no último dia de evento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria e os CEOs de diversas empresas de telecomunicações se encontraram para debater como as empresas e o governo podem trabalhar juntas para o desenvolvimento do 5G no Brasil.
A demanda por soluções 5G tem o potencial de gerar R$ 101 bilhões na próxima década para empresas e startups brasileiras ou instaladas no Brasil, mostra um estudo realizado pelo Governo Federal.
ENTREGA DO PRÊMIO INOVACIDADE
Na terça-feira (24), foi a vez de reconhecer os projetos brasileiros que estão impactando positivamente a vida dos cidadãos com a cerimônia de entrega do Prêmio InovaCidade 2022.
O prêmio celebrou iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou entidades da sociedade civil.
A solenidade, que aconteceu no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo, escolheu 24 projetos de todo Brasil entre as 96 inscrições recebidas.
Na ocasião, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esteve acompanhado pelo Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia da Cidade de São Paulo, Juan Quirós, para receber os prêmios conquistados pelo município com os projetos “Empreenda Fácil”, “Ciências Comportamentais” e pelo aplicativo “MEI Nota Fácil”.
As cidades de Jundiaí e São Caetano do Sul tiveram seus projetos ganhadores escolhidos como destaques do Prêmio InovaCidade.
Os três dias de evento e a troca de experiências entre o setor público e privado devem reverberar nas ações inovadoras dentro dos municípios brasileiros.
Com a missão de promover o ecossistema de cidades inteligentes, a próxima edição do Smart City Business está prevista para 2023.