A 21ª SP-Arte acontece entre 2 e 6 de abril, sendo uma plataforma do mercado brasileiro de arte e design e ponto de encontro essencial para artistas, galeristas, designers, curadores, colecionadores e pesquisadores.
Reconhecida como vitrine de tendências e projetos que irão guiar a programação das galerias e estúdios ao longo do ano, a feira reafirma sua relevância e abrangência.
O evento reúne cerca de 200 expositores, entre galerias de arte, estúdios de design, instituições culturais, espaços independentes e editoras. Saiba mais aqui.
Nesta edição o número de designers sobe para 81 (em 2024, foram 71) com a participação de 16 estreantes. Entre eles, estão nomes como:
– Designers Group, Lucas Recchia, Bonni, Rodrigo Ohtake para Granistone e a recém-inaugurada Jequitibá, de Guilherme Castello Branco.
Além disso, participam pela primeira vez gigantes do design brasileiro reconhecidos internacionalmente, como Attom, de Carlos Motta, e Sergio Rodrigues Atelier, ao lado de expositores recorrentes como Etel, Jacqueline Terpins e ,ovo.
No setor Arte, participam 102 galerias, com 9 estreantes e 12 internacionais.
Junto com os parceiros Arauco e Artefacto, a feira lançará dois prêmios no setor que serão anunciados no primeiro dia do evento, 2 de abril.
Ainda no design, a exposição “Inteligência material”, patrocinada pela Arauco, tem curadoria de Livia Debbane e Camilo Oliveira.
A mostra enfatiza a relação entre designer e matéria-prima, destacando criações de jovens designers brasileiros e latino-americanos.
Destaque também para a agenda ampliada de conversas com a criação do Palco SP-Arte, no terceiro andar.
Além dos bate-papos com artistas consagrados na Arena Iguatemi, o novo espaço oferecerá uma programação inédita de debates sobre mercado e colecionismo com convidados nacionais e internacionais.
“Vemos um crescimento positivo do design e a consolidação do setor de arte, que ano a ano traz as principais galerias brasileiras com uma seleção muito especial para a feira”, afirma a diretora-executiva Fernanda Feitosa.
“Além disso, a expansão da programação vai complementar a agenda da Arena Iguatemi, com debates voltados para colecionadores e amantes das artes”, completa.
O prêmio Arauco SP-Arte de Inovação e Sustentabilidade contemplará uma viagem para o Salão do Móvel de Milão 2026, oferecida pela empresa, e crédito para participar da SP-Arte em 2026, oferecido pela própria feira.
Já o Prêmio Artefacto SP-Arte Melhor Designserá concedido a um jovem designer de destaque, que será convidado a visitar Art Basel Miami Beach 2025 e receberá um stand para expor na SP–Arte em 2026.
ATIVAÇÕES
Em seu estande, a Vivo apresenta um projeto que enaltece os povos originários, mais especificamente a etnia Baniwa, representada em trabalhos de Denilson Baniwa.
A TCL, por sua vez, oferecerá um lounge no térreo que une arte e tecnologia com artista TEC convidado para fazer intervenções no espaço.
O terceiro andar, que antes era ocupado apenas pelo Collectors Lounge, será ampliado e se transformará num grande lounge aberto ao público da feira, um lugar convidativo para relaxar, conversar e recuperar as energias.
Por lá, haverá um bar, comidinhas, ativações de parceiros e o Palco SP-Arte, que abrigará conversas sobre arte, mercado e colecionismo com nomes nacionais e alguns convidados internacionais que chegam especialmente para participar desta programação.
PROGRAMAÇÃO DO PALCO SP-ARTE
▪️Quarta-feira, 02 de abril
14h30 – Love your mom com Alan Strozenberg
16h – Arte pública e a cidade com Jaume Plensa e Marcello Dantas (em inglês)
▪️Quinta-feira, 03 de abril
14h – On supporting emerging artists com David Teplitzky e Ricardo Sardenberg (em inglês)
15h30 – Arte brasileira, olhar estrangeiro com Tereza de Arruda, Freddy Kornfeld e Sergio Linhares (em inglês)
17h – A parceria entre colecionadores e artistas com Sandra Hegedüs, Beatriz Yunes Guarita, Diego Uribe e Cristina Chacón; moderação de Marc Pottier
▪️Sexta-feira, 04 de abril
14h – O legado de Sergio Rodrigues com Fernando Mendes e Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
15h30 – O novíssimo design brasileiro com Livia Debbane, Lola Maria Tulle e Rafael Triboli; moderação de Guilherme Amorozo
17h – Incontornáveis com Antonio Manuel e Ana Maria Maia
▪️Sábado, 05 de abril
17h – O fantástico e perigoso mundo das Bienais com Raphael Fonseca e Ryan Inouye (em inglês)
Programação da Arena Iguatemi
▪️Quinta-feira, 03 de abril
14h – Paulo Nimer Pjota em conversa com Pollyana Quintella
16h – Rodolpho Parigi em conversa com Fernanda Brenner
▪️Sexta-feira, 04 de abril
14h – Alex Červený em conversa com Renato Menezes
16h – Beatriz Milhazes em conversa com Tiago Mesquita
SERVIÇO:
Data: 2 a 6 de abril de 2025
Local:Pavilhão da Bienal
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3 – Parque Ibirapuera (SP)
Horários: 02 abril: convidados | 03–04 abril: das 12h às 20h | 05 abril: das 11h às 20h | 06 abril: das 11h às 19h
Ingressos: R$ 100 inteira e R$ 50 meia-entrada
Ingressos: bilheteria.sp-arte.com