O turismo, segundo dados da Organização Mundial do Turismo, cresce cerca de 3,8% ao ano no Brasil. Já no segmento LGBT, o crescimento é mais que o dobro, 10,2%. Foi deste contexto de relevância que se deu origem ao termo “gay-friendly”, caracterizando a preparação de um destino para receber o público. E de acordo com a Embratur, São Paulo está entre as três principais cidades brasileiras nesse aspecto. Na capital ocorrem diversas capacitações para qualificar os profissionais do setor de turismo, eventos e viagens. Realizada pela Academia Visite São Paulo, núcleo de cursos e palestras do São Paulo Convention & Visitors Bureau, um dos treinamentos é o “Sensibilizando para a Diversidade”, que conta com a parceria do Museu da Diversidade e da Associação Brasileira de Turismo LGBT.
O evento, com taxa de inscrição de R$ 50,00, acontecerá no dia 5 de junho na sede do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Os palestrantes, Franco Reinaudo, Diretor do Museu da Diversidade Sexual, e Ricardo Hida, Diretor da ABTLGBT, abordarão questões como dados do mercado, transformações sociais no Brasil, composição da sexualidade, variadas formas do preconceito e como desenvolver produtos e receber os turistas LGBT.
Presidente Executivo do SPCVB, Toni Sando declarou que “o segmento é importante tanto para a economia de São Paulo e do país, quanto para comprovar a pluralidade paulistana e brasileira”. Segundo ele, “muitas vezes existem termos e sensos comuns já enraizados no nosso dia a dia, e que podem ser mal interpretados. A capacitação é fundamental para toda a cadeia do setor de turismo, eventos e viagens, que precisa desenvolver o bem receber e a igualdade no tratamento e atendimento dos visitantes”, finalizou.
Serviço:
Capacitação “Sensibilizando para a Diversidade – LGBT”
Preço: R$50,00
Inscrições: academia@visitesaopaulo.com
Data: 05 de junho, segunda-feira – 15h às 18h
Local: Sede do SPCVB: Alameda Ribeirão Preto, 130, 12º andar, Bela Vista, São Paulo.