Spielwarenmesse 2023 sente ausência de Rússia e China em balanço final

Anúncio

Após um intervalo forçado de três anos, a feira de brinquedos Spielwarenmesse voltou a acontecer entre 1 e 5 de fevereiro, no centro de exposições de Nuremberg.

“É maravilhoso ver os olhos dos visitantes brilharem novamente após três longos anos”, disse Markus Grossweischede, gerente geral da Hasbro na Europa do Norte, que falou para muitos dos mais de 2.100 expositores de 69 países presentes.

Christian Ulrich, porta-voz do conselho executivo da Spielwarenmesse eG, acrescentou que ficou feliz com o resultado positivo da feira que “em níveis próximos à pré-pandemia superou nossas expectativas”.

Até 95% dos expositores classificaram a participação no evento como ‘importante’ ou ‘muito importante’. 92% se expressaram ‘satisfeitos’ ou ‘muito satisfeitos’ com o andamento da feira.

Anúncio

O pavilhão nacional da Ucrânia apresentou novas empresas ao setor e desfrutou de um poderoso eco da mídia. Foi a primeira vez que este pavilhão apareceu na Spielwarenmesse e recebeu a visita do embaixador ucraniano, Oleksii Makeiev, que apelou à compra de produtos do seu país.

Ao longo dos cinco dias, um total de 58.000 varejistas e compradores de 128 países visitaram a Spielwarenmesse. Isso representa uma queda de 8%, devido principalmente à ausência de convidados da China e da Rússia.

“O grande número e diversidade de visitantes internacionais foi o que mais nos impressionou”, comentou o novo expositor Daniel Görres da Unidice.

A participação do mercado americano de brinquedos – que afirma ser o maior do mundo – foi maior do que nunca e cresceu quase 10%.

Com mais de 140 autores de jogos de cerca de 20 países, a Internationale Spieleerfindermesse – Game Inventors Convention celebrou uma estreia de sucesso na sexta-feira da feira.

“Ao integrar este evento estabelecido na Spielwarenmesse, fomos capazes de explorar as sinergias”, explicou Christian Ulrich. “Esperamos um forte crescimento nos próximos anos”, acrescentou.

Outro novo evento foi igualmente bem recebido por expositores e visitantes: RedNight, que aconteceu na quinta-feira nos estandes de toda a área de exposição. Mais de 140 expositores participaram da comemoração.

“O alto nível de entusiasmo que foi aparente em todos os aspectos da Spielwarenmesse deste ano. Cerca de 83% dos expositores já estão fazendo planos firmes para participar novamente”, celebrou Christian Ulrich.

“Tendo como pano de fundo as mudanças atuais no cenário das feiras em todo o mundo, a Spielwarenmesse oferece uma âncora estável para o setor. A próxima edição da feira acontece no final de janeiro de 2024. As datas precisas serão anunciadas no final de fevereiro”, finalizou.