Com uma movimentação financeira estimada em R$ 700 milhões, exposição de mais de mil marcas e um público de mais de 29 mil pessoas, chegaram ao fim, na última sexta-feira (4), as feiras Super Mix e HFN – Hotel & Food Nordeste, que preencheram completamente o pavilhão do Pernambuco Centro de Convenções.
Durante três dias, empresários e profissionais da hotelaria, supermercados e atacados e da alimentação fora do lar descobriram lançamentos e tendências que apontam para o que vai dominar o ano de 2025.
Realizada em paralelo pela Insight Feiras & Negócios, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE), a HFN colocou em pauta o papel fundamental da tecnologia, inovação e novos produtos e serviços para os meios de hospedagem e de alimentação fora do lar.
O evento promoveu dois fóruns (Fórum de Hospedagem e Alimentação Nordeste – FHAN e o Fórum Gourmet), cada um voltado a um dos segmentos, abordando temas como ESG, inteligência artificial, eficiência energética e relações de trabalho que definem um novo padrão de experiência para empregadores, empregados e, principalmente, os clientes.
“O Estado é carente de eventos de conteúdo de qualidade para o setor, então fazemos questão de realizar este na HFN”, destaca o presidente da ABIH-PE, Artur Maroja.
Reunir os hoteleiros, capacitar e melhorar a qualidade do serviço oferecido é missão da ABIH. A feira está amadurecida, cresceu na quantidade e na qualidade do visitante. Quem não vem à HFN, sem dúvida, perde muitas oportunidades”, completa.
Neste ano, especialmente, o ESG foi bem discutido, indo além da questão ambiental, e abrangendo a governança, a busca por processos mais eficazes, racionais e sustentáveis para o grande e para o pequeno empresário.
SUPERMERCADOS E ATACADISTAS
Realizada pela Aspa e Apes, tendo também como promotora a Insight Feiras e Negócios, a Super Mix fez bonito no ano em que alcançou a sua maioridade, completando 18 edições.
Para Silvana Buarque, superintendente da Apes, a edição 2024 repetiu o sucesso crescente dos últimos anos.
“O segundo semestre é muito concorrido, pelas eleições municipais e o aquecimento da economia. Outro ponto relevante é que o setor do varejo está em transformação constante e é difícil convencer o comerciante a deixar seu negócio por uns dias para vir ao evento”, afirma.
“Mas conseguimos, porque aqui os fornecedores e compradores podem fazer uma negociação diferenciada, com preços melhores, além de serem vistos e ampliarem o networking”, completa.
Para Inácio Miranda, presidente da Aspa, a feira muito movimentada o que é muito bom para o setor.
“Pernambuco possui quase nove mil supermercados (pontos com checkout), mas se considerarmos outros participantes do segmento, como as pequenas mercearias e mercados públicos, esse número vai a quase 30 mil”, analisa.
“Percebemos um crescimento de 33% em relação à visitação do ano passado. São mais de mil marcas expondo e estamos vendo o Centro de Convenções cheio de compradores”, acrescentam Tatiana Menezes, Carol Baía e Rodrigo da Fonte, sócios da Insight.
“Um dos expositores contou que vendeu, em um só dia, a mesma quantidade de máquinas de toda a edição do ano passado. A gente consegue perceber a geração de negócios na veia”, concluem.
A Super Mix teve como patrocinadores a São Braz, Enel, Banco do Nordeste, Arruda Alimentos, Hapvida – Notredame Intermédica Saúde (Bronze) e apoio da Praso e da Coca-Cola.