Nos dias 15 e 16 de julho, a capital paulista sediará a 44ª edição do maior festival japonês de rua do mundo: o Tanabata Matsuri.
O evento acontecerá no tradicional bairro da Liberdade com programação cultural das 10h30 às 18h repleta de apresentações musicais, dança, arte, além de gastronomia.
São esperados turistas de todo o Brasil e de outros países, que se programam para estarem em São Paulo nesse período. Eles poderão fazer seus pedidos nos Tanzakus.
O Tanzakus são fitas coloridas que passam por uma cerimônia Xintoísta ao final do festival e são queimados para que a fumaça leve os desejos ao céu e sejam atendidos por Vega e Altair.
Os tanzakus são confeccionados em seis cores, cada uma representando um desejo:
– Branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – gratidão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus.
As pessoas escrevem seus pedidos e penduram pelos bambus distribuídos pela Praça da Liberdade e ruas do entorno.
Ao final da celebração, a organização do evento recolhe todos e encaminha para a cerimônia xintoísta, que acontece em alguns dias.
Além disso, o público participa da programação cultural gratuita que o Tanabata Matsuri promove, repleta de:
– Shows musicais, danças folclóricas, arte, oficinas, apresentações dos tradicionais tambores Taikô, entre outros atrativos típicos.
O Tanabata Matsuri teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades.
No Brasil é realizado em São Paulo desde 1979 pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL).
Ele ficou mundialmente conhecido por mobilizar centenas de milhares de pessoas que vão às ruas para registrarem seus desejos através dos tanzakus.
A ACAL, com seus voluntários, também decora as ruas do bairro da Liberdade e a Praça da Liberdade com dezenas de bambus gigantes –com mais de 10 metros de altura.
Neles são hasteados os enfeites coloridos de papel (chamados Tanabatas), simbolizando as estrelas, e distribui centenas de bambus menores onde as pessoas penduram seus tanzakus.
Serviço:
Dias 15 e 16 de julho de 2023
Horário: das 10h30 às 18h
Endereço: Praça da Liberdade, São Paulo – SP