Texbrasil colhe bons resultados da participação em feiras na Colômbia e EUA

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O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, marcou presença na edição de fevereiro de 2025 da Curve NY, uma das feiras mais importantes do segmento de lingerie e moda íntima nos Estados Unidos.

O Texbrasil é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A Curve NY, realizada entre os dias 2 e 4 de fevereiro, apresentou as coleções outono/inverno 2025/26 e reuniu 130 marcas expositoras, recebendo um total de 1.100 visitantes, incluindo 27 jornalistas do setor.

Com o apoio do programa, três marcas brasileiras tiveram a oportunidade de expor seus produtos para compradores e distribuidores internacionais: Mari M, Pliè e Yang.

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Durante a feira, foram concretizados negócios no valor de US$ 58.000,00, além de uma expectativa promissora de US$ 280.000,00 em negociações nos próximos 12 meses.

Ao longo dos três dias de evento, as empresas brasileiras realizaram 97 contatos comerciais, fortalecendo suas conexões no mercado norte-americano.

A feira proporcionou uma plataforma essencial para as empresas apresentarem seus diferenciais em design, inovação e qualidade, consolidando a moda brasileira como referência internacional no segmento de lingerie e moda íntima.

COLÔMBIA

Já na Colômbia, no mês de janeiro, a Colombiatex 2025 chegou ao fim com números expressivos e uma participação brasileira de grande impacto.

Este ano, a feira bateu recordes, reunindo mais de 29.000 visitantes, 600 expositores de todo o mundo e 17.000 compradores em busca de inovação, sustentabilidade e tendências para a indústria têxtil.

O Brasil, representado pelo Texbrasil, teve um desempenho notável, consolidando sua presença no mercado latino-americano. A delegação brasileira contou com 36 empresas participantes.

Elas realizaram cerca de 7 mil reuniões. Quanto aos negócios, as perspectivas chegam perto dos USD 100 milhões – USD 8,5 milhões em negócios fechados durante os dias da feira e expectativa de USD 91 milhões em negócios futuros.

As marcas destacaram a alta procura por tecidos sustentáveis e com inovação tecnológica, reforçando o potencial competitivo do setor têxtil brasileiro.

Além disso, as 36 marcas apoiadas pelo Texbrasil fizeram 3.600 contatos em 2024, enquanto neste ano esse número foi quase 50% maior, alcançando aproximadamente 7 mil contatos ao longo do evento.

“A Colombiatex 2025 gerou resultados muito importantes para as empresas brasileiras, tanto em termos de networking, como de geração de oportunidades”, diz Lilian Kaddissi, Superintendente de Marketing e Negócios da Abit.

“A participação recorde e o grande fluxo de visitantes, incluindo mais de 17 mil compradores da Colômbia e outros países da América Latina, evidenciam o potencial do evento para impulsionar os negócios do setor têxtil brasileiro na região”, completa.

As empresas brasileiras participantes foram:

– Sancris Hilos y Cierres, Paranatex Têxtil, Cedro Têxtil, Dalila Ateliê Textil, Canatiba Têxtil, Santaconstancia, Kalimo, Latina Têxtil / Diklatex, Capricórnio Têxtil, Kirimurê Brasil Joyas;

– Linhas Trichê, Cardenas, Spa Têxtil, Cataguases, Malhas Menegotti, Pantextil, Lunelli Têxtil, Covolan Denim, Lycra, FB do Brasil, Hyosung, Santista, Brand Têxtil, Fabril Mascarenhas, Coltex Têxtil;

– Moltec Brasil, Texneo, Vicunha Têxtil, Rovitex, Incofios, Fiorella, Doptex, Beatriz Têxtil, Estrela Aviamentos, Siderquimica e Cofratec.