Turismo propõe ampliar projetos voltados à acessibilidade

Anúncio

Em reunião entre o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Júnior Coimbra e o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Antonio José Ferreira esteve em pauta a ampliação das políticas públicas de turismo voltadas para pessoas com deficiência.

No encontro realizado no Ministério do Turismo (MTur), no último dia 14, o Secretário Antônio José ratificou a importância da participação do MTur na segunda edição do Plano Nacional Viver Sem Limites, programa que prioriza a inclusão de mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência, previsto para ser lançado até o final deste ano.

Coimbra falou sobre o compromisso de sensibilizar os profissionais do setor sobre o atendimento as pessoas com deficiência, avançar em projetos como “praia acessível”, criação de linhas de financiamento, com condições especiais para adaptação de empreendimentos turísticos.

Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul já trabalham projetos de praia acessível, oferecendo equipamentos como esteiras e cadeiras anfíbias, além de atividades como vôlei sentado e bocha adaptada.

Anúncio

Em 2014 o MTur lançou o Guia Turismo Acessível, onde é possível avaliar a acessibilidade de pontos turísticos, hotéis, restaurantes e diversas atrações. A iniciativa já está disponível em formato de aplicativo para smartphones.

 

Fonte: MTur