A União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) realizou ontem (20/09), no WTC Events Center, lançamento do seu Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018. A 29ª edição da publicação traz as um descritivo de seus associados e informações das 183 principais feiras que eles realizarão no próximo ano.
Juntas, estas feiras irão reunir 32 mil empresas expositoras, 3,5 milhões de visitantes e ocuparão cerca de 2 milhões de m² de área nos centros de exposições. “O calendário é um referencial importante não somente para que recebamos visitantes e expositores, mas para estimularmos este nosso setor”, afirmou Armando Arruda Pereira de Campos Mello, Presidente Executivo da UBRAFE.
Além da versão física, o calendário foi lançado novamente em uma versão “pocket” e também está disponível através de um aplicativo para celular. O calendário é o ponto final de um trabalho importante que vem sendo realizado pela UBRAFE ao longo dos últimos anos. “Realizamos em parceria com a FIPE a nossa primeira pesquisa da UBRAFE sobre o impacto das feiras, fechamos parcerias com a UFI – Global Association of the Exhibition Industry e com a IAAE (International Association of Exhibitions and Events). Através da parceria com o IAAE trouxemos para o Brasil os cursos CEM, a única certificação reconhecida mundialmente no setor e que já tem 50 profissionais formados no país”, relembrou Juan Pablo de Vera, Presidente do Conselho de Administração da UBRAFE.
A questão de uma aferição mais precisa dos números das feiras de negócios no país, principalmente em relação à visitação também foi lembrada por Juan. De acordo com o executivo, a UBRAFE vem trabalhando durante todo o ano de 2017 nesta questão e, até o final do ano, será anunciado o resultado para a unificação dos números dos eventos no Brasil.
Conteúdo
Além do lançamento do calendário, a UBRAFE realizou o painel “Perspectivas do Setor de Feiras: Visão Brasil e Mundo” que contou com apresentações de David Dubois, CEO e Presidente do IAEE e Nick Dugdale-Moore, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da UFI. Durante sua palestra, Nick aproveitou para mostrar aos participantes as diversas ações que a UFI realiza globalmente junto aos seus associados (725 em 85 países). Destaque para o GED (Global Exhibition Day) que teve o engajamento de 77 nações neste ano, o Barômetro da Indústria e os eventos que são realizados pela associação em todo o globo.
Outro dado importante apresentado pelo executivo da UFI foi em relação a importância do setor para a economia. Ao passo que a economia global deve crescer cerca de 3 a 3,5 por cento, o setor de feiras irá apresenta números na casa dos 4 por cento.
Já David trouxe aos presentes um panorama de como a tecnologia e a internet estão – e irão cada vez mais – promovendo mudanças profundas nas feiras. A busca por um maior engajamento digital é cada vez mais essencial, sendo preciso pensar em alguns tópicos importantes com realidade virtual, Big Data, Realidade Aumentada, entre outros fatores.
O evento contou ainda com homenagens a alguns profissionais do setor e com um apresentação do Presidente da EMBRATUR, Vinícius Lummertz.