UFI apresenta 25 cases que atendem alguns dos objetivos dos ODS. O Brasil está presente através da Futurecom

Anúncio ABIMAD39

A UFI – Associação Global da Indústria de Exposições – atualizou seu banco de dados de iniciativas e projetos da indústria de exposições que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Ou seja, neste banco de dados, a associação armazena e apresenta o trabalho realizado por organizadores, centros de convenções e prestadores de serviços que vão de encontro aos ODS.

“Tornar a nossa indústria mais sustentável em todos os aspectos da palavra é vital não apenas para o nosso futuro, mas também é uma obrigação moral para a sobrevivência do nosso planeta. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas fornecem uma estrutura em que todas as empresas podem mostrar suas respectivas contribuições, e a UFI está muito feliz em apoiar a indústria de exposições nesta prática”, diz Mary Larkin,  presidente da UFI.

Atualmente o banco de dados da UFI conta com 25 cases (estudos de caso) que abrangem 14 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, México, Cingapura, África do Sul, Suécia, Holanda, Reino Unido e EUA.

No caso do Brasil, a Informa Markets encaminhou seu case “A Futurecom apoia os ODS, estimulando as pessoas com deficiência no mercado de trabalho”. Através do “Hackathon Futurecom – Challenge Almaroma”, realizado durante a Futurecom 2018, a Informa atingiu 4 objetivos listados na Agenda dos ODS: ODS1 | ODS4 | ODS8 | ODS10:

Anúncio

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

O objetivo deste Hackaton foi aumentar a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, dando-lhes acesso à educação, saúde e melhor qualidade de vida. Sendo o principal evento B2B da América Latina em Telecomunicações, Comunicação e Tecnologia da Informação, o Futurecom foi a plataforma perfeita para estas iniciativas.

Os participantes do “Hackathon Futurecom – Challenge Almaroma” foram convidados a criar projetos usando novas tecnologias e conceitos abordados no Futurecom (como IOT, 5G, Big Data) para aumentar a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade em geral. O Hackathon contou com a parceria da FIAP (Universidade de Tecnologia de São Paulo) e da Almaroma (empresa brasileira que incentiva o empreendedorismo para pessoas com deficiência).

O relatório “A Indústria de Exposições e os ODS da ONU: Conectando Pessoas, Multiplicando Impacto” está disponível em www.ufi.org/unsdg, onde também estão disponíveis os detalhes dos 25 cases.

O 9º Fórum de Sustentabilidade da UFI, a ser realizado de 13 a 15 de maio de 2020 em Paris, incluirá discussões com especialistas nesta área.  O programa detalhado do fórum está disponível em www.ufi.org/paris2020